PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 13 de março de 2008

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE ANTECIPADO EM BORBA

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta comemora-se no dia 21 de Março. Em Borba, a celebração do Dia Mundial da Árvore foi antecipada e realizou-se ontem, numa iniciativa conjunta da autarquia e do Agrupamento de Escolas do concelho, uma vez que no dia 21 de Março os alunos já se encontram no período de férias da Páscoa. As actividades foram planeadas de acordo com o calendário escolar dos alunos, de forma a sensibilizar os mais jovens para a problemática das questões ambientais e para a adopção de medidas e boas práticas que contribuam para melhorar o ambiente que nos rodeia.
Na Escola Básica 2.3 Padre Bento Pereira foram plantadas três laranjeiras, numa pequena horta que está em desenvolvimento pelos alunos do 7º. Ano de Escolaridade. No mesmo local, foi colocado um compostor, onde serão tratados os resíduos secos recolhidos no espaço da escola (ramos de árvore, folhas secas, …) e os resíduos húmidos provenientes da cozinha do refeitório (cascas de batata, cenoura, restos de legumes, …). Deste modo, pretende-se aproveitar os resíduos recolhidos no interior da escola para produzir adubo natural, que poderá ser utilizado para a fertilização das plantas e legumes plantados e semeados na horta da escola.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.
O Dia Mundial da Árvore deve continuar a ser assinalado anualmente, não o deixando cair em esquecimento. Esta data marca, ainda, a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos frios dias de inverno.

Sem comentários: