PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 25 de março de 2008

BIBLIOTECAS ESCOLARES DE BORBA EM FUNCIONAMENTO

As Bibliotecas Escolares do concelho de Borba, instaladas na EB1 de Borba e na EB1/JI de Rio de Moinhos, estão já em funcionamento. Estas Bibliotecas Escolares foram financiadas pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares, que tem por finalidade “apoiar a criação e/ou desenvolvimento de bibliotecas escolares nas escolas públicas dos diferentes níveis de ensino”. À Câmara Municipal cabe acompanhar a instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares; dotar, de forma progressiva, a Biblioteca Municipal dos recursos humanos e materiais necessários ao funcionamento de um serviço que assegure o apoio técnico às Bibliotecas Escolares e equipar as escolas do ensino básico com espaços adequados para a instalação de Bibliotecas Escolares. Toda esta acção teve um investimento inicial na ordem dos 30.000 euros.
As Bibliotecas Escolares do concelho de Borba já se encontram apetrechadas com equipamento mobiliário adequado, em espaços flexíveis e articulados, em conformidade com o Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Estes espaços dispõem, também, de equipamento informático, contando com três computadores em cada biblioteca, e de equipamento audiovisual. Além destes equipamentos específicos, as Bibliotecas Escolares disponibilizam um fundo documental diversificado, com material didáctico, livros temáticos, enciclopédias, literatura, CD’s e DVD’s temáticos, revistas e jornais periódicos. As Bibliotecas Escolares são acompanhadas por uma equipa de professores e técnicos com formação adequada.
As Bibliotecas Escolares são recursos básicos do sistema educativo, sendo-lhes reconhecido um papel central nos domínios da leitura e da literacia, da aquisição de competências de informação e do aprofundamento da cultura, em geral. As bibliotecas que existiam nas escolas eram espaços pouco agradáveis, com horários restritos, não fomentando qualquer interesse junto de alunos e professores. As novas bibliotecas escolares são espaços mais abertos, melhor equipados, tanto no que diz respeito a fundos documentais, como equipamento informático e audiovisual.
As Bibliotecas Escolares têm como principais objectivos apoiar e promover os objectivos educativos definidos no Projecto Curricular de Escola e no Projecto Educativo; criar e manter nos alunos, e na comunidade educativa, o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização da biblioteca ao longo da vida; e disponibilizar suportes de informação com vista ao desenvolvimento das capacidades de autonomia e a aquisição de competências de recolha de informação.

Sem comentários: