PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

segunda-feira, 10 de março de 2008

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM BORBA

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, a Câmara Municipal de Borba preparou uma actividade para celebrar o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, um dia em que prestamos homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam pelos direitos igualitários.
O Município de Borba decidiu assinalar o Dia Internacional da Mulher com a projecção do filme “Fados”, um filme de Carlos Saura.
Com o filme “FADOS” o realizador encerra uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX. Depois de “Flamenco” e “Tango” – este último, candidato ao Óscar da Academia de Hollywood de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998 –, Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural, sob a forma mais mediática: o cinema. Entre os mais destacados fadistas portugueses, participam no filme Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Argentina Santos, mas também, as mais novas promessas nacionais que carregam e reinventam a tradição: Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta, entre outros.
O Cine-Teatro de Borba abriu as portas em três sessões, em horários diferentes, para permitir que as mulheres do concelho pudessem assistir a “Fados”, gratuitamente. No intervalo de cada sessão foi servido um pequeno lanche às senhoras presentes, que permitiu criar momentos de convívio, e oferecida uma flor.
Há 151 anos atrás, no dia 8 de Março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras acções organizadas por trabalhadores do sexo feminino. Durante vários séculos, o papel da mulher incidiu, sobretudo, na sua condição de mãe, esposa e dona de casa. O dia 8 de Março ficou internacionalmente conhecido como o Dia da Mulher quando, em 1857, centenas de mulheres que trabalhavam em fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. A manifestação foi violentamente dispersada pela polícia. O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.
Como forma de homenagem à mulher, a Câmara Municipal de Borba não podia deixar de assinalar esta data. Afinal, o dia da Mulher é todos os dias, mas este deve ser definitivamente especial.

Sem comentários: