quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Mais de 40 figuras no presépio do Centro Histórico de Borba
Um presépio que pode ser apreciado nas artérias do centro histórico da cidade de Borba, tornando-se num atractivo e um convite a visitar o concelho, fomentando o comércio local. As peças são da autoria do artista Carlos Bacalhau e desenvolvidas na autarquia, recorrendo a materiais recicláveis.
Junto à muralha do Castelo encontra-se o conjunto principal, com a recriação do nascimento do Menino Jesus numa manjedoura, local onde Maria e José pernoitaram, acompanhados por uma vaca e um jumento. Provenientes do Oriente, guiados por uma estrela, os três reis magos entregam o ouro, incenso e mirra ao recém-nascido. A recriação do presépio inclui diversas representações de profissões tradicionais do concelho, como o carpinteiro, a padeira, pastor, ferreiro, sapateiro e guardador de porcos, e inúmeras figuras características do povo, com recriação de actividades do dia-a-dia, como o pescador, o escultor que trabalha o mármore na recriação da Fonte das Bicas, guardas do Castelo, guarda a Cavalo, pisador de uvas, tocador, tocador de lira e um velhote acompanhado pelo seu burro. A importância da mulher na sociedade e na família é reconhecida em várias representações, com representações da lavagem de roupa no rio, transporte de galinha e cesto com ovos, a tirar água do poço e no transporte de bilha de água, acompanhada por uma criança. A completar o quadro de imagens, um anjo deseja Feliz Natal a quem visita o presépio e uma rena com o seu trenó simboliza o Natal e a distribuição de prendas.
As peças são trabalhadas ao longo do ano, com inserção de novas imagens anualmente, e podem agora ser apreciadas até ao Dia de Reis, a 06 de Janeiro.
Novos oleões no concelho de Borba
Estes novos oleões vêm complementar a rede já existente, aumentando para seis o número de equipamentos existentes no concelho. Este é um projecto da GESAMB, em parceria com o Município de Borba, e tem por objectivo dar um encaminhamento adequado a este tipo de resíduo.
Os oleões destinam-se à deposição de óleo alimentar usado, resultantes da fritura de alimentos, e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores, que deve ser colocado em garrafas de plástico devidamente fechadas, e introduzidas no oleão. Com este pequeno gesto a população estará a evitar graves problemas de poluição nas águas e nos solos, entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.
No concelho de Borba, aos oleões já instalados na Avenida 25 de Abril (Borba) e Largo do Cemitério (Santiago de Rio de Moinhos), foram agora introduzidos novos pontos de recolha no Largo do Pelourinho e Urbanização da Cerca (Borba), Rua da Estação (Santiago de Rio de Moinhos) e Largo da Igreja (Orada).
O Município de Borba apela à população para a utilização correcta destes equipamentos, realçando as vantagens e benefícios que os mesmos proporcionam no tratamento dos óleos alimentares usados, e de forma a evitar os impactos negativos no funcionamento das ETAR’s do concelho, recentemente remodeladas.
sábado, 8 de outubro de 2011
Município de Borba tem novo Vereador
O Vereador Humberto Ratado, também em regime de permanência, foi nomeado Vice-Presidente. Do executivo fazem ainda parte Rosa Véstia (PS) e Joaquim Serra (CDU).
Embaixador da Rússia visitou o concelho de Borba
Nova produção de Vinho de Talha em Borba


domingo, 18 de setembro de 2011
Vamos falar claro e sem ambiguidades
O PS de Borba entende que se deve falar claro e com verdade, como tal, desafia o PSD de Borba a clarificar a afirmação.
Comissão concelhia do PS de Borba
Início do ano lectivo em Borba


Este ano lectivo será ainda marcado pelo início das obras de requalificação da Escola Básica Padre Bento Pereira e Centro Escolar, um projecto que a autarquia tem vindo a desenvolver, e cujo concurso público para a empreitada se encontra em fase de adjudicação. Trata-se de um avultado investimento de 6,4 milhões de euros, que dotará o concelho de um estabelecimento escolar que corresponda às exigências de ensino actuais e durante as próximas décadas, proporcionando aos jovens do concelho e docentes edifícios e equipamentos que contribuam para um maior sucesso escolar.
Embaixador de Angola visita o concelho de Borba

A visita hoje realizada pelo Embaixador de Angola tem como principal objectivo fortalecer as exportações de mármores e vinhos para o mercado angolano, não descurando a finalidade de criar novas oportunidades e explorar novos segmentos de mercado. Angola é um mercado em destaque pela oportunidade estratégica que representa para as empresas nacionais, quer em termos de exportações, quer no que respeita ao investimento e presença no mercado. Esta economia emergente constitui um mercado de aposta para o investimento português e de investimento em Portugal.
O Município de Borba, no âmbito de projectos de cooperação já estabelecidos, tem vindo a promover o concelho em diversos países da América Latina, como o Brasil, Uruguai e Costa Rica. Recentemente, o concelho foi visitado por uma delegação da região checa de Ústi e, no passado mês de Maio, o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor assinou com o CEVALOR um protocolo de cooperação com o objectivo de potenciar a exploração de rochas ornamentais, incentivando as empresas da região a investir nas potencialidades de um sector emergente em Timor.
Borba prepara candidatura “Borba Cidade Criativa Gastronómica” à UNESCO
Bastante apreciada pela riqueza de aromas e paladares, devido ao recurso a inúmeras plantas e ervas aromáticas, a gastronomia alentejana desempenha um papel fundamental na promoção turística da região, evidenciando saberes e conhecimentos que têm sido passados e aprimorados de geração em geração, utilizando produtos regionais que muito contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.
A candidatura será apresentada à Rede de Cidades Criativas, programa da UNESCO lançado em 2004, destinado a promover o desenvolvimento social, económico e cultural das cidades, permitindo partilhar experiências e criar novas oportunidades numa plataforma global, nomeadamente para actividades baseadas na noção de turismo criativo.
O Município de Borba entende estarem reunidas as condições para a aprovação como Cidade UNESCO de Gastronomia, dado que a sua gastronomia reúne a maioria dos critérios e características necessário para integrar a rede, por estar bem desenvolvida e ser característica da região, recursos a ingredientes endógenos, conhecimentos e práticas tradicionais aplicadas nos métodos de confecção que têm resistido aos avanços industriais e tecnológicos, promover o desenvolvimento sustentável dos produtos locais e respeitar o meio ambiente e promoção de bons hábitos alimentares em instituições educacionais. Actualmente, apenas três cidades receberam a distinção de Cidades UNESCO da Gastronomia, Popayan (Colômbia), Chengdu (China) e Östersund (Suécia).
Embaixador dos Emirados Árabes Unidos visitou o concelho de Borba
Esta visita insere-se na estratégia de divulgação do concelho e das actividades económicas internacionalmente, potenciando a abertura a novos mercados e a perspectiva de novos negócios ou parcerias, que o Município tem vindo a implementar, estabelecendo novos laços de amizade e comerciais, ou fortalecendo os laços já existentes, com diversos países.
A recepção ao Embaixador teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho e desenvolveu-se, posteriormente, pelas unidades de exploração e transformação de mármores de Plácido José Simões, S.A., CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, Adega Cooperativa de Borba e Cooperativa de Olivicultores de Borba.

Inauguradas Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos
Decorreu no dia 16 de Maio, a Inauguração das Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos, com a presença da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, do Director do Centro de Saúde de Borba, autarcas e outros convidados.
As novas Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos vêm substituir as extensões que funcionavam nas Casas do Povo destas localidades, proporcionando melhores cuidados de saúde às populações das duas freguesias rurais do concelho de Borba e resultam de uma parceria entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Orada e a Administração Regional de Saúde do Alentejo. Os equipamentos têm uma área de 90 m2, tendo a autarquia cedido o direito de superfície para a instalação e funcionamento da extensão de Rio de Moinhos e a Junta de Freguesia de Orada cedeu igual direito de superfície para o equipamento instalado em Orada.
As extensões de saúde proporcionam aos munícipes diversos cuidados de saúde, como consultas específicas de planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil, meios de diagnóstico, promoção da saúde com vacinação de crianças e adultos, e tratamentos a nível de pensos, injectáveis, algaliações, remoção de pontos, domicílios de enfermagem, avaliação da tensão arterial e de glicemia capilar. De acordo com informações prestadas pelo Centro de Saúde de Borba, na Orada, a Extensão de saúde vai servir 602 utentes e da nova Extensão de Saúde de Rio de Moinhos vão beneficiar 1264 utentes.
Estas unidades são complementadas no concelho de Borba pela Unidade Móvel de Saúde que, desde o início de 2008, presta cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, através de meios técnicos diferenciados e meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, permitindo uma maior proximidade com as populações mais isoladas e distantes, essencialmente idosos.
Município de Borba vai disponibilizar o PCHI

O Município de Borba aprovou a assinatura do protocolo com o Instituto de Segurança Social, I.P, de forma a disponibilizar aos seus munícipes o Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas.
O Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas visa a qualificação habitacional com o objectivo de melhorar as condições básicas de habitabilidade e mobilidade das pessoas idosas que usufruam de serviços de apoio domiciliário, de forma a prevenir e a evitar a institucionalização, e resulta da parceria entre a Segurança Social e os Municípios. O financiamento das melhorias incide a nível de edifício, com melhoramentos na cobertura, paredes, caixilharias e janelas, criação ou adaptação de espaços, como casas de banho e cozinhas, de espaços já existentes, como lavatórios, sanitas, banheiras e bases de duche, e adaptação que facilitem o acesso à habitação, como a construção de rampas, e para melhorias de equipamentos, como camas, colchões, mesas e cadeiras, assim como compra de electrodomésticos.
Os pedidos de apoio são efectuados no Município de Borba, e destinam-se a idosos com 65 anos ou mais, cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais, vivam em habitação própria que careça de qualificação em função da situação e necessidade em que encontram, estejam a usufruir de serviços de apoio domiciliário ou cuja prestação destes serviços esteja dependente da qualificação habitacional e residam sozinhas ou em coabitação com outras pessoas idosas, menor ou familiar com deficiência.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Município de Borba vai requalificar a Escola Básica Padre Bento Pereira e o Centro Escolar
A intervenção decorrerá numa área de cerca de 20.550 m2, com o edifício da Escola Básica Integrada a ficar implantado no terreno ocupado pela actual escola, que será demolida em duas fases. O Centro Escolar abrangerá as valências de Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º Ciclo, integrados numa única escola, partilhando propósitos de funcionamento comuns, numa perspectiva de ocupação de cerca de 825 alunos.
O Centro Escolar será divido em três pólos distintos. O Pólo A integrará espaços comuns da Escola, como o refeitório e a biblioteca. O Pólo B incluirá as salas de aula do Jardim de Infância e do 1º Ciclo. O Pólo C incluirá as salas do 2º e 3º ciclo e restante conteúdo programático.
O valor da obra, estimado em 4,8 milhões de euros, será repartido em 3.799.950,29 euros para a requalificação da Escola Básica Padre Bento Pereira e 1.042.463,61 euros para a construção do Centro Escolar. Trata-se de mais um importante investimento na área de Educação, que dotará o concelho de um estabelecimento escolar capaz de responder às necessidades lectivas durante as próximas décadas.
Apresentação de Diagnóstico para a Sustentabilidade de Borba - Agenda 21 Local
A Agenda 21 Local consiste num programa configurado para implementar o Desenvolvimento Sustentável a nível local, comprometendo sistemas e processos locais/regionais na integração do desenvolvimento ambiental, económico, cultural e social.
A Agenda 21 Local de Borba existe fundamentalmente para configurar soluções e estratégias participadas que possam resolver problemas e atingir ambições locais. Para que este desígnio se concretize e espelhe a realidade concelhia, a participação da população é um elemento chave em todo o processo.
O início do processo de implementação da Agenda 21 Local contempla a elaboração do Diagnóstico para a Sustentabilidade, que consiste na identificação dos principais problemas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento de um território. Este documento contempla a caracterização do território de intervenção segundo as dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, económico e cultural), a identificação das potencialidades e estrangulamentos existentes e a identificação do impacte das actividades humanas na sustentabilidade.
É com base no Diagnóstico para a Sustentabilidade que irão assentar as grandes directrizes e opções estratégicas do desenvolvimento sustentável de Borba, que vão estar delineadas no Plano de Acção.
As acções de participação pública realizadas nesta primeira fase, tiveram como objectivo cumprir um dos princípios fundamentais deste processo que consiste no envolvimento da população. Esta dinâmica permite identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da qualidade de vida no concelho, de forma transparente e participada, fomentando o sentido de pertença e a cidadania.
Este diagnóstico é um instrumento de caracterização do território e de identificação das potencialidades e constrangimentos do concelho, pelo que a participação da população se revela essencial, permitindo assegurar que as preocupações e aspirações dos munícipes são atendidas e consideradas no desenvolvimento de todo o processo.
O desenvolvimento do processo da Agenda 21 Local de Borba tem como referencial o Manual para a Implementação da Agenda 21 Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA, 2007). Este projecto é Co-financiado pelo QREN, no âmbito do Inalentejo.
Município de Borba aprovou nova imagem corporativa
O novo logótipo foi elaborado a partir da origem da palavra Borba, foi criada uma estrutura iconológica, a letra b referente à palavra Borba e associada a conotações positivas do concelho, como “beleza”, “bom vinho”, “boa gastronomia” e “bem-estar”. Na letra esculpiu-se uma torre alusiva às portas do Castelo, e dois peixes (barbos), em perfeita união e equilíbrio que, de uma forma simples e minimalista, tentam criar um ícone visual alusivo à lenda e à própria essência da palavra Borba.
Para a concepção do logótipo foram adoptadas duas cores, o verde e o preto. A cor verde simboliza a natureza, o crescimento e a fase de ascensão, e ilustra os nossos campos que em grande parte do ano se mantêm verdes, as vinhas, olivais e a serra. Esta cor é também sinónimo de harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental e paz. Já a cor preta funciona como a base estrutural do logótipo e é sinónimo de poder, modernidade, sofisticação, formalidade e elegância.
Foi também aprovado o logótipo do Balcão Único, também com a letra b, mas com diferenças estéticas, por se tratar de abordagens diferentes, já que este assume uma vertente mais comercial, no conceito de loja e atendimento. A necessidade de criação de uma imagem para o Balcão Único está ligada à criação de um serviço moderno, num espaço apelativo e acolhedor com o intuito de uma maior aproximação entre o Município e os munícipes. Alem dos logótipos, foram ainda aprovadas os respectivos Manuais de Normas Gráficas.
Corta-Mato Distrital reuniu 1.300 jovens em Borba

A organização da prova esteve a cargo do Gabinete de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba e do Gabinete de Desporto Escolar da Direcção Regional de Educação do Alentejo.
A prova foi disputada nas categorias de infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, masculinos e femininos, reunindo atletas de 32 escolas do distrito, num percurso delineado ao longo do Parque de Feiras e Exposições, com apoio logístico no Pavilhão de Eventos de Borba.
Os atletas do concelho de Borba alcançaram três lugares no pódio, com o 2.º lugar por equipas em infantis B (femininas), 2.º lugar por equipas em infantis A (masculinos) e o 3.º lugar individual em infantis B (masculino).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar cantaram as Janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba
Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano, servindo para ensinar aos mais pequenos esta tradição do concelho e da região.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Agenda 21 Local de Borba promove sessões de participação pública
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Câmara Municipal de Borba aprovou orçamento de 15,9 milhões de euros para 2011
O orçamento apresenta despesas correntes no valor de 7,3 milhões de euros e despesas de capital de 8,5 milhões de euros.
Submetido à aprovação da Assembleia Municipal, o documento foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados do PS e contra dos deputados do PSD e CDU.
Num período de grande turbulência do sistema económico-financeiro no quadro internacional, com reflexos no nosso país, este orçamento reafirma a visão estratégica preconizada para o concelho nos últimos anos, que pressupõe não só o presente, mas a qualidade de vida das gerações futuras, através da valorização dos recursos endógenos, do incremento da inclusão social e da promoção de um desenvolvimento económico sustentável. O documento foi elaborado com base num cenário de rigor e grande exigência, de forma a não comprometer as gerações vindouras, e imprescindível para enfrentar os novos desafios com coragem e determinação.
A visão estratégica definida pretende afirmar o concelho como uma referência no Alentejo, mais qualificado, coeso e competitivo, um concelho sustentável, moderno e inovador, assente em cinco linhas estratégicas: projectar o desenvolvimento do concelho; afirmar uma educação de excelência; promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável; desenvolver a coesão e a justiça social; e potenciar o turismo, a competitividade, a inovação e o empreendorismo.