PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

domingo, 18 de setembro de 2011

Inauguradas Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos

Decorreu no dia 16 de Maio, a Inauguração das Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos, com a presença da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, do Director do Centro de Saúde de Borba, autarcas e outros convidados.
As novas Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos vêm substituir as extensões que funcionavam nas Casas do Povo destas localidades, proporcionando melhores cuidados de saúde às populações das duas freguesias rurais do concelho de Borba e resultam de uma parceria entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Orada e a Administração Regional de Saúde do Alentejo. Os equipamentos têm uma área de 90 m2, tendo a autarquia cedido o direito de superfície para a instalação e funcionamento da extensão de Rio de Moinhos e a Junta de Freguesia de Orada cedeu igual direito de superfície para o equipamento instalado em Orada.
As extensões de saúde proporcionam aos munícipes diversos cuidados de saúde, como consultas específicas de planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil, meios de diagnóstico, promoção da saúde com vacinação de crianças e adultos, e tratamentos a nível de pensos, injectáveis, algaliações, remoção de pontos, domicílios de enfermagem, avaliação da tensão arterial e de glicemia capilar. De acordo com informações prestadas pelo Centro de Saúde de Borba, na Orada, a Extensão de saúde vai servir 602 utentes e da nova Extensão de Saúde de Rio de Moinhos vão beneficiar 1264 utentes.
Estas unidades são complementadas no concelho de Borba pela Unidade Móvel de Saúde que, desde o início de 2008, presta cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, através de meios técnicos diferenciados e meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, permitindo uma maior proximidade com as populações mais isoladas e distantes, essencialmente idosos.

Sem comentários: