PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novos oleões no concelho de Borba

Quatro novos pontos de recolha de óleos alimentares usados, designados por oleões, foram instalados no concelho de Borba.
Estes novos oleões vêm complementar a rede já existente, aumentando para seis o número de equipamentos existentes no concelho. Este é um projecto da GESAMB, em parceria com o Município de Borba, e tem por objectivo dar um encaminhamento adequado a este tipo de resíduo.
Os oleões destinam-se à deposição de óleo alimentar usado, resultantes da fritura de alimentos, e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores, que deve ser colocado em garrafas de plástico devidamente fechadas, e introduzidas no oleão. Com este pequeno gesto a população estará a evitar graves problemas de poluição nas águas e nos solos, entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.
No concelho de Borba, aos oleões já instalados na Avenida 25 de Abril (Borba) e Largo do Cemitério (Santiago de Rio de Moinhos), foram agora introduzidos novos pontos de recolha no Largo do Pelourinho e Urbanização da Cerca (Borba), Rua da Estação (Santiago de Rio de Moinhos) e Largo da Igreja (Orada).
O Município de Borba apela à população para a utilização correcta destes equipamentos, realçando as vantagens e benefícios que os mesmos proporcionam no tratamento dos óleos alimentares usados, e de forma a evitar os impactos negativos no funcionamento das ETAR’s do concelho, recentemente remodeladas.

Sem comentários: