PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 24 de julho de 2008

BORBA ADAPTA IGREJA DO REAL CONVENTO DAS SERVAS A ESPAÇO CULTURAL

A Igreja foi construída no séc. XVI, e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1944, ocupando toda a zona oriental do convento que antigamente foi habitado por freiras franciscanas de Santa Clara, tem a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos anexa. O interior é composto por nave de planta rectangular coberta por altar abóbada de meio canhão completamente decorado com pinturas e fechada por empenas revestidas com ricos azulejos policromados dos meados do séc. XVII, iluminada através de três janelas e duas grandes portas. A Igreja dispõe de dois coros, o coro baixo, disposto em ampla casa de planta rectangular e o coro alto, de proporções idênticas, excepcionalmente elevado com tecto em abóbada de meio canhão, e dispõe ainda de uma torre sineira, que possui uma vista particularmente privilegiada sobre a vila de Borba.
Fruto de uma parceria estabelecida entre o Município de Borba e as Paróquias de Borba, a Igreja do Real Convento das Servas está a ser recuperada de forma a atribuir ao edifício um programa funcional que o dinamize e dignifique. O edifício, que se encontra encerrado e devoluto, possui uma volumetria relevante que se destaca na envolvente urbana em que se insere, em conjugação com o convento, apresenta uma expressão nobre. O projecto elaborado propõe duas funções distintas para o imóvel, com a criação de um auditório, aproveitando a nave da Igreja em face da acústica que possui, e a sacristia que funcionará como espaço de apoio, um Museu das Profissões e sala de exposições, a instalar respectivamente no coro baixo e alto.
A intervenção que está a decorrer manterá a memória arquitectónica e histórica do imóvel, utilizando materiais similares aos originais, incluindo a substituição da estrutura da cobertura da Torre Sineira.
Para a execução desta importante recuperação foi apresentada uma candidatura ao Programa LEADER+, no valor de 51,5 mil euros, e contamos com o acompanhamento técnico do IGESPAR.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

JOGOU-SE SUECA E DOMINÓ NOS JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES’08

O Pavilhão Gimnodesportivo de Borba recebeu este Domingo, 13 de Julho, as modalidades de sueca e dominó, integradas na segunda edição dos Jogos da Zona dos Mármores. Participaram equipas dos municípios de Borba, Alandroal, Estremoz e Sousel, em mais um dia dedicado ao desporto, convívio, amizade e confraternização em torno de duas modalidades tradicionais, fomentado a cooperação entre autarquias e a interactividade entre as populações.
Na modalidade de sueca participaram 20 equipas constituídas por dois elementos cada, e no dominó participaram 28 equipas também constituídas por dois elementos. Todos os participantes tiveram direito a almoço oferecido pela autarquia de Borba e uma t-shirt alusiva aos Jogos da Zona dos Mármores.
A edição de 2008 dos Jogos da Zona dos Mármores começaram em Borba no dia 04 de Maio, com a realização de uma caminhada, e prolongam-se até dia 26 de Outubro. A par da caminhada, e das modalidades praticadas no passado fim-de-semana, foram já praticadas as actividades de BTT, Futsal e Jogos Aquáticos, envolvendo várias centenas de munícipes dos quatro concelhos. A próxima actividade está agendada para o próximo dia 02 de Agosto, em Alandroal, com a prática de Futebol de Praia, seguindo-se o Bilhar, em Estremoz, no dia 27 de Agosto, Caminhada em Sousel, dia 07 de Setembro, Cicloturismo em Alandroal, dia 14 de Setembro, Malha em Estremoz, dia 12 de Outubro, e o encerramento dos Jogos com a Caminhada em Estremoz, no dia 26 de Outubro. As inscrições são efectuadas nas Secções de Desporto dos quatro Municípios, onde podem também ser solicitadas mais informações.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

MUNICÍPIO DE BORBA INCENTIVA A CAIAÇÃO DAS HABITAÇÕES

O Município de Borba aprovou as Normas de Aplicação do Programa Borba Branca Borba Limpa 2008, com o objectivo de incentivar os proprietários, senhorios e inquilinos a procederem à caiação ou pintura das fachadas das habitações e a alterarem a cor das fachadas para as cores tradicionais da região nos rodapés e socos salientes, como o azul, cinzento, ocre e vermelho escuro.
Podem-se candidatar todos os moradores do concelho de prédios de habitação ou mistos, dos próprios ou arrendados, com excepção das zonas habitacionais mais recentes, edifícios cujas obras tenham decorrido no presente ano ou que tenham beneficiado de outros incentivos, como seja o Programa RECRIA. Os apoios financeiros serão atribuídos tendo por base o rendimento mensal per capita do agregado familiar, que não pode exceder três vezes o salário mínimo nacional. As intervenções poderão ser bonificadas até 40% de acordo com a data da sua realização, alteração para as cores tradicionais, utilização de cal ou localização numa Zona de Protecção de Imóveis Classificados ou em vias de Classificação.
As inscrições decorrem até ao dia 30 de Setembro, podendo os interessados iniciar o processo de candidatura e solicitar mais informações nos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Borba.
Com a execução deste Programa, conjuntamente com o concurso Borba Florida, a autarquia pretende tornar o concelho mais atractivo a quem o visita neste período de Verão, incentivando a população a proceder à caiação e embelezamento das fachadas das habitações, tornando-as mais brancas e floridas.

terça-feira, 8 de julho de 2008

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE HOMENAGEM AO TOCADOR DE GADO

O Município de Borba prestou no passado dia 4 de Julho uma verdadeira Homenagem ao homem Tocador de Gado, na inauguração da rotunda de entrada na freguesia de Santiago Rio de Moinhos, na qual se enaltece esta figura tipicamente alentejana.
Numa região agrícola, como o Alentejo, onde a maioria da população está afecta ao sector primário, há poucas décadas atrás, a base económica das gentes de Rio de Moinhos provinha da actividade de Tocador de Gado, laboração esta que passava de geração em geração, constituindo fonte de rendimentos de uma grande parte das famílias da freguesia.
Numa área em que o pastoreio não oferecia dificuldades nas planícies alentejanas, onde abundava a água e a comida para os animais, grande parte da população riodemoinhense subsistia mediante a criação de gado. Os donos dos animais contratavam estes profissionais para tocar o gado até às feiras, onde eram vendidos, encaminhando-os pelos campos por onde iam pastando.
O leite desses animais começou a ser aproveitado para o fabrico dos queijos, daí que, posteriormente, se tenham vindo a instalar nesta freguesia várias queijarias e tenha proliferado o negócio do fabrico de queijo, produzido com o leite proveniente dos animais criados pelos próprios produtores.
Este monumento foi uma das formas encontradas para prestar homenagem a todos os que, de geração em geração, demonstraram o seu brio em prol desta actividade.
O Monumento foi descerrado pelo Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santiago Rio de Moinhos, António Paixão, perante autarcas, empresários e inúmeros populares que presenciaram a cerimónia.
Para a concepção deste monumento foi utilizado mármore extraído por empresas do concelho e gentilmente oferecido à autarquia, sendo de enaltecer o trabalho de escultura efectuado por um artista borbense, António Pereira Anselmo, prestando-se os devidos agradecimentos às empresas Borconstrói Lda, Carapinha e Anselmo Lda, Rocha e Filhos Lda, Solubema SA, assim como ao filho da terra Nel do Fado.

BIBLIOTECAS AO AR LIVRE PROMOVEM INTERESSE PELA LEITURA

A Biblioteca Municipal de Borba retomou este ano dois projectos, assegurados pelo programa de Ocupação de Tempos Livres, com o apoio da Delegação Regional de Évora do Instituto Português da Juventude e do Município de Borba, que visam a implementação de duas Bibliotecas ao ar livre.
A Biblioteca do Jardim e a Biblioteca das Piscinas, são os projectos em curso, reforçando mais uma vez a importância da leitura, ao mesmo tempo que proporcionam aos jovens do concelho uma ocupação durante as férias de Verão.
Durante a época estival, a Biblioteca do Jardim encontra-se em funcionamento de 2ª a 6ª feira entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 15:00 e as 18:00 horas, e a Biblioteca das Piscinas de 4ª feira a Domingo, no mesmo horário. Neste período, a Biblioteca acompanha os seus utentes levando o livro e a leitura ao seu encontro. Assim, durante os meses de Julho e Agosto os serviços de leitura alargam-se, passando a ser prestados também na Biblioteca do Jardim e na Biblioteca da Piscina.
O Jardim Municipal, além de ponto turístico da vila, é um local eleito por muitos para a prática de actividades como encontros ou passeios em família. Ao passar por aqui, os amantes da leitura são atraídos de forma especial, num espaço que disponibiliza cerca de 100 obras dos mais variados estilos, dos quais podem desfrutar debaixo de uma sombra proporcionada pelas árvores que circundam o Jardim Municipal.
A Piscina Municipal é um espaço de lazer por excelência, onde os utentes podem passar pela Biblioteca da Piscina e escolher num acervo de cerca de 250 títulos aqueles que mais lhes agradam para lhe fazer companhia durante a sua estadia no local.
Tanto a Biblioteca do Jardim como a das Piscinas disponibilizam um vasto leque de livros, de vários temas e para várias idades, que permitem ao leitor usufruir deste serviço, gratuitamente, no espaço envolvente. O objectivo destes projectos é levar os livros ao encontro dos leitores. Uma vez que nesta altura do ano as pessoas procuram lugares mais frescos, a Biblioteca vai ao seu encontro numa iniciativa que incentiva e populariza a leitura.

VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS

O Município de Borba volta este ano a aderir ao projecto Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude. Este programa visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas a eles associados, a sensibilização da população em geral, a prevenção contra os incêndios florestais e a monitorização e reflorestação de áreas ardidas. No concelho de Borba o projecto denomina-se “Vigilância móvel no concelho de Borba” e incidirá sobre a prevenção de incêndios florestais através de acções de vigilância móvel levadas a cabo pelos voluntários. Pretende-se assim aumentar a probabilidade de detecção de incêndios na sua fase inicial. Esta vigilância servirá como complemento à vigilância móvel efectuada pela GNR e pelos Bombeiros Voluntários de Borba.
A este programa poderão candidatar-se todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que irão receber um ressarcimento de despesas no valor de 12€ por dia, assim como o equipamento necessário ao desempenho das suas funções. Com o objectivo de prevenir incêndios florestais através de acções de vigilância móvel, no primeiro dia do projecto é realizado o reconhecimento dos percursos a efectuar pelos jovens voluntários, assim como uma acção de formação sobre detecção de incêndios, com a participação de elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Borba. Deste modo, os voluntários recebem formação base de voluntariado e formação específica sobre vigilância e detecção de incêndios. No final, os voluntários recebem um certificado de participação nesta iniciativa.
Os interessados em participar no projecto “Vigilância móvel no concelho de Borba” podem inscrever-se ou solicitar mais informações junto do Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba.
O Município de Borba aderiu a este projecto, além de ser benéfico no apoio que é dado aos Bombeiros Voluntários, por representar uma forma de ocupar de modo responsável os tempos livres dos mais novos. Ao participarem no Projecto de Vigilância Móvel no concelho de Borba, os jovens podem aproveitar uma parte das suas férias junto da natureza, sendo útil à comunidade a que pertencem, ajudando a manter a natureza viva.

terça-feira, 1 de julho de 2008

IV ENCONTRO NACIONAL DOS RIO DE MOINHOS DE PORTUGAL NO CONCELHO DE BORBA

O IV Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal vai realizar-se, este ano, no concelho de Borba, num convívio que tem início no próximo dia 4 de Julho e se estende até dia 6.
Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos com o apoio do Município de Borba, aguarda a participação de representantes das várias localidades unidas pela sua toponímia, esperando-se a visita dos Rio Moinhenses de Abrantes, Aljustrel, Arcos de Valdevez, Penafiel e Sátão, assim como dos anfitriões.
Já na sua quarta edição, depois de ter passado pelos concelhos de Abrantes, Penafiel e Sátão, o Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal tem como principal objectivo promover o convívio entre populações de localidades homónimas, que têm bastante mais em comum para além da sua toponímia. Em cada edição deste encontro são dadas a conhecer a cultura e as tradições de cada localidade, apresentando o artesanato, o património, os produtos locais e sobretudo a gastronomia. Por outro lado, é apresentado um vasto programa com diversas iniciativas de cariz cultural, desportivo, musical, folclórico, dando a conhecer as tradições de cada Rio de Moinhos - o programa do IV Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal pode ser consultado no sítio da autarquia, em www.cm-borba.pt.
Todos os anos este convívio terá lugar numa localidade diferente. Prevê-se que em 2009 o encontro se realize no concelho de Arcos de Valdevez e, no ano seguinte, seja o concelho de Aljustrel a acolher o último Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal.