PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 8 de julho de 2008

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE HOMENAGEM AO TOCADOR DE GADO

O Município de Borba prestou no passado dia 4 de Julho uma verdadeira Homenagem ao homem Tocador de Gado, na inauguração da rotunda de entrada na freguesia de Santiago Rio de Moinhos, na qual se enaltece esta figura tipicamente alentejana.
Numa região agrícola, como o Alentejo, onde a maioria da população está afecta ao sector primário, há poucas décadas atrás, a base económica das gentes de Rio de Moinhos provinha da actividade de Tocador de Gado, laboração esta que passava de geração em geração, constituindo fonte de rendimentos de uma grande parte das famílias da freguesia.
Numa área em que o pastoreio não oferecia dificuldades nas planícies alentejanas, onde abundava a água e a comida para os animais, grande parte da população riodemoinhense subsistia mediante a criação de gado. Os donos dos animais contratavam estes profissionais para tocar o gado até às feiras, onde eram vendidos, encaminhando-os pelos campos por onde iam pastando.
O leite desses animais começou a ser aproveitado para o fabrico dos queijos, daí que, posteriormente, se tenham vindo a instalar nesta freguesia várias queijarias e tenha proliferado o negócio do fabrico de queijo, produzido com o leite proveniente dos animais criados pelos próprios produtores.
Este monumento foi uma das formas encontradas para prestar homenagem a todos os que, de geração em geração, demonstraram o seu brio em prol desta actividade.
O Monumento foi descerrado pelo Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santiago Rio de Moinhos, António Paixão, perante autarcas, empresários e inúmeros populares que presenciaram a cerimónia.
Para a concepção deste monumento foi utilizado mármore extraído por empresas do concelho e gentilmente oferecido à autarquia, sendo de enaltecer o trabalho de escultura efectuado por um artista borbense, António Pereira Anselmo, prestando-se os devidos agradecimentos às empresas Borconstrói Lda, Carapinha e Anselmo Lda, Rocha e Filhos Lda, Solubema SA, assim como ao filho da terra Nel do Fado.

Sem comentários: