PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 8 de julho de 2008

VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS

O Município de Borba volta este ano a aderir ao projecto Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude. Este programa visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas a eles associados, a sensibilização da população em geral, a prevenção contra os incêndios florestais e a monitorização e reflorestação de áreas ardidas. No concelho de Borba o projecto denomina-se “Vigilância móvel no concelho de Borba” e incidirá sobre a prevenção de incêndios florestais através de acções de vigilância móvel levadas a cabo pelos voluntários. Pretende-se assim aumentar a probabilidade de detecção de incêndios na sua fase inicial. Esta vigilância servirá como complemento à vigilância móvel efectuada pela GNR e pelos Bombeiros Voluntários de Borba.
A este programa poderão candidatar-se todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que irão receber um ressarcimento de despesas no valor de 12€ por dia, assim como o equipamento necessário ao desempenho das suas funções. Com o objectivo de prevenir incêndios florestais através de acções de vigilância móvel, no primeiro dia do projecto é realizado o reconhecimento dos percursos a efectuar pelos jovens voluntários, assim como uma acção de formação sobre detecção de incêndios, com a participação de elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Borba. Deste modo, os voluntários recebem formação base de voluntariado e formação específica sobre vigilância e detecção de incêndios. No final, os voluntários recebem um certificado de participação nesta iniciativa.
Os interessados em participar no projecto “Vigilância móvel no concelho de Borba” podem inscrever-se ou solicitar mais informações junto do Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba.
O Município de Borba aderiu a este projecto, além de ser benéfico no apoio que é dado aos Bombeiros Voluntários, por representar uma forma de ocupar de modo responsável os tempos livres dos mais novos. Ao participarem no Projecto de Vigilância Móvel no concelho de Borba, os jovens podem aproveitar uma parte das suas férias junto da natureza, sendo útil à comunidade a que pertencem, ajudando a manter a natureza viva.

Sem comentários: