PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 24 de julho de 2008

BORBA ADAPTA IGREJA DO REAL CONVENTO DAS SERVAS A ESPAÇO CULTURAL

A Igreja foi construída no séc. XVI, e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1944, ocupando toda a zona oriental do convento que antigamente foi habitado por freiras franciscanas de Santa Clara, tem a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos anexa. O interior é composto por nave de planta rectangular coberta por altar abóbada de meio canhão completamente decorado com pinturas e fechada por empenas revestidas com ricos azulejos policromados dos meados do séc. XVII, iluminada através de três janelas e duas grandes portas. A Igreja dispõe de dois coros, o coro baixo, disposto em ampla casa de planta rectangular e o coro alto, de proporções idênticas, excepcionalmente elevado com tecto em abóbada de meio canhão, e dispõe ainda de uma torre sineira, que possui uma vista particularmente privilegiada sobre a vila de Borba.
Fruto de uma parceria estabelecida entre o Município de Borba e as Paróquias de Borba, a Igreja do Real Convento das Servas está a ser recuperada de forma a atribuir ao edifício um programa funcional que o dinamize e dignifique. O edifício, que se encontra encerrado e devoluto, possui uma volumetria relevante que se destaca na envolvente urbana em que se insere, em conjugação com o convento, apresenta uma expressão nobre. O projecto elaborado propõe duas funções distintas para o imóvel, com a criação de um auditório, aproveitando a nave da Igreja em face da acústica que possui, e a sacristia que funcionará como espaço de apoio, um Museu das Profissões e sala de exposições, a instalar respectivamente no coro baixo e alto.
A intervenção que está a decorrer manterá a memória arquitectónica e histórica do imóvel, utilizando materiais similares aos originais, incluindo a substituição da estrutura da cobertura da Torre Sineira.
Para a execução desta importante recuperação foi apresentada uma candidatura ao Programa LEADER+, no valor de 51,5 mil euros, e contamos com o acompanhamento técnico do IGESPAR.

1 comentário:

enforcadinho disse...

novo blogue de desabafos diários, informação, desporto, cultura, politica, mas sem mulheres nuas...

http://ruadosenforcados.blogspot.com/

obrigadinha