PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 1 de abril de 2008

“TEATRO TRADICIONAL DO ALENTEJO” APRESENTADO EM BORBA

No próximo dia 5 de Abril, pelas 14.30h, o Cine-Teatro de Borba acolhe o Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, promovido pela Câmara Municipal de Borba e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
O Colóquio tem a Sessão de Abertura agendada para as 14.30h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e do Director Regional de Cultura do Alentejo, José Nascimento. Trinta minutos mais tarde, terá lugar a prelecção de José Russo, actor da CENDREV.
Às 15.30h, Christine Zurbach e José Alberto Ferreira, do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora, apresentam o painel “Investigar um objecto do Património: Os Bonecos de Santo Aleixo no Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora”.
Pelas 16.15h será abordado o tema “As Brincas de Évora como caso de teatralidade popular e o seu contributo para o desenvolvimento das comunidades”, por Isabel Bezelga, da Universidade de Évora.
Às 16.45h, Ana Martelo, fala acerca de “Azinhal Abelho… Um filho da «TERRA»”. Seguidamente, Paulo Lima, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, apresenta a sua dissertação sobre “O Teatro Tradicional do Alentejo no âmbito do projecto para a Promoção do Património Imaterial do Alentejo da DRCALEN: Inventário e Salvaguarda”.
Em jeito de finalização do Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, será assinado o Protocolo de Colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Borba para o desenvolvimento do Projecto para a Promoção do Património Cultural Imaterial do Alentejo no âmbito do Teatro Tradicional do Alentejo. Este Protocolo, aprovado por unanimidade em Reunião de Câmara no dia 27 de Março – Dia Mundial do Teatro -, estabelece a forma de colaboração entre as duas instituições relativamente ao desenvolvimento do Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo, sendo que a primeira, no âmbito das suas atribuições, se constitui o promotor do Projecto e o Município de Borba, enquanto parceiro, desenvolverá um projecto próprio, dedicado ao estudo e salvaguarda do Teatro Tradicional do Alentejo, a implantar na área deste município. Este Protocolo prevê que ambas as Instituições se comprometam a desenvolver acções no âmbito das Artes do Espectáculo, com particular incidência no teatro tradicional, nomeadamente, realizar encontros de carácter científico, espectáculos e edições.

Sem comentários: