PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 8 de abril de 2008

CENTRO DE TEATRO TRADICIONAL DO ALENTEJO SERÁ EM BORBA

No passado Sábado, decorreu no Cine-Teatro de Borba o Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, promovido pela Câmara Municipal de Borba e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Projecto para a Promoção do Património Cultural Imaterial do Alentejo.
Durante o decorrer do Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo” tiveram especial destaque os Bonecos de Santo Aleixo que, desde 1996, são objecto de estudo na Universidade de Évora. Os Bonecos de Santo Aleixo encontravam-se em risco de desaparecer, não fosse o Centro Dramático de Évora – CENDREV - ocupar-se de assegurar a sua apresentação regular ao público local, regional, nacional e internacional, desde 1980. Por outro lado, foi realçado o valor do espólio de Azinhal Abelho - adquirido pela autarquia de Borba -, a quem se deve o facto de hoje termos em nossa posse a colecção dos Bonecos da Orada, adquirida em 1973, por intermédio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Este colóquio culminou com a assinatura do Protocolo de Colaboração a desenvolver na área do Teatro Tradicional, no âmbito do "Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo", em que a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito das suas atribuições, surge como instituição promotora, enquanto o Município de Borba, como parceiro, desenvolverá um projecto próprio, dedicado ao estudo e salvaguarda do Teatro Tradicional do Alentejo, a implantar na área deste concelho. Este Protocolo prevê que ambas as Instituições se comprometam a desenvolver acções no âmbito das Artes do Espectáculo, com particular incidência no teatro tradicional, nomeadamente, realizar encontros de carácter científico, espectáculos e edições.
No âmbito do Projecto do Património Imaterial, que está a ser desenvolvido pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo em articulação com diversas instituições e autarquias, o município de Borba foi identificado para acolher o pólo dedicado à área do Teatro Tradicional do Alentejo pelo facto de as duas colecções dos Bonecos de Santo Aleixo ainda existentes serem oriundas do concelho, assim como por esta autarquia ter na sua posse o espólio do estudioso Azinhal Abelho, considerado fundamental para o conhecimento do Teatro Tradicional na região e no país.
Para o desenvolvimento do projecto, o Município de Borba vai disponibilizar as instalações do Celeiro da Cultura, onde, futuramente, ficará instalado o Centro de Teatro Popular do Alentejo.

Sem comentários: