PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 30 de abril de 2008

FEIRA DE ERVAS ALIMENTARES ARRANCA NA PRÓXIMA SEMANA

A Câmara Municipal de Borba, em parceria com a Junta de Freguesia de Orada, com a Casa de Cultura de Orada, com a Associação de Desenvolvimento Montes Claros e com a Cooperativa de Olivicultores de Borba, está a ultimar os pormenores para a abertura das portas da Feira de Ervas Alimentares ’08, que decorre em Orada entre os dias 9 e 11 de Maio.
Este certame tem como principal objectivo promover, em torno das ervas alimentares, uma série de actividades económicas relacionadas com a agricultura, que constitui a principal forma de subsistência da população da freguesia rural de Orada. A localização da Feira de Ervas Alimentares na Orada surge na sequência da política de desenvolvimento integrado do concelho, adoptada pela autarquia de Borba, contrariando a tendência de esvaziar as freguesias para fazer crescer a sede do concelho.
Com esta iniciativa, a autarquia de Borba pretende valorizar a importância das plantas que crescem naturalmente nos campos alentejanos e que, desde há longos anos, fazem as delícias da cozinha tradicional alentejana, assim como aproveitar a sabedoria das gentes da Orada, sobretudo dos mais idosos, no que diz respeito à utilização das ervas tanto a nível alimentar como para fins medicinais como forma de dinamização económica da freguesia.
Utilizadas na gastronomia local e regional para confeccionar inúmeros pratos, as ervas alimentares proporcionam paladares e cores únicas a manjares que foram aperfeiçoados ao longo dos séculos, que podem ser apreciados pelos visitantes nas provas gastronómicas que decorrem durante os três dias do evento, com a colaboração das tasquinhas presentes. A utilização de plantas para fins medicinais desperta cada vez maior interesse, pelo sucesso alcançado no tratamento de várias doenças, e pelo incremento que as medicinas alternativas têm vindo a assumir. A decoração e aplicação na indústria química e de bebidas, assim como todas as potencialidades que o sector evidencia, tornam este evento num acontecimento único na região. A par das ervas alimentares, são promovidos outros produtos regionais, como os queijos, vinho, azeite, enchidos, compotas e doçaria, pelos expositores presentes este ano no Pavilhão de Feiras e Exposições de Orada, com a área coberta de 800 metros quadrados, onde podem ser também adquiridos chás, doçaria, licores e essências à base de ervas, artesanato e peças de decoração com plantas. Trata-se de um certame que continua a ser a montra dos produtos tradicionais do concelho de Borba, apostando não só na sua comercialização mas, sobretudo, na sua valorização e reconhecimento enquanto património vivo do concelho.
Durante o decorrer da 6ª. Feira de Ervas Alimentares, os visitantes poderão participar nas provas gastronómicas, promovidas pelas tasquinhas presentes no certame, onde poderão deliciar-se com pratos como a Sopa de Tomate com Oregãos, Grãos com Cardos, Feijão com Alabaças, Açorda de Poejos com ovo, Feijão com Poejos, Sopa de Hortelã e Omolete de Espargos, pratos confeccionados com algumas das ervas que podem ser adquiridas no espaço da feira.
Para a 6ª. Edição da Feira de Ervas Alimentares foi preparado um programa de animação que integra música, danças, jogos tradicionais, actividades desportivas e muito mais.
A Cerimónia de Inauguração decorre no dia 9 de Maio, às 19h00, com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba. À noite, pelas 21h30, o palco da feira recebe o IX Festival de Dança Jovem, com a participação dos grupos Juvendance (Orada), Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, Ginarte (Estremoz), Body Combat (Estremoz), One Reason (Casa Branca), Renascer (Arcos), Flashdance (Rio de Moinhos), Top Dance (Barro Branco), N´Club (Nora), Crazy Dance (Sousel), Lup Dance (Santo Amaro), Multi Ritmos da Santa Casa da Misericórdia de Borba.
No sábado e domingo, a feira abre ao público às 10h00 e a animação irá estender-se ao longo dos dois dias.
No Sábado, às 09h00 decorre o Passeio “Eu e a minha família”, saindo os participantes de Borba em direcção à Orada, ao recinto da Feira de Ervas Alimentares. Às 09h30 tem início o Seminário sobre Saúde Preventiva, promovido pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL) e pelo Município de Borba. À tarde, pelas 16h30, tem lugar a actuação do Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Massamá, no palco da feira.
Para as 20h00 está programado o Desfile dos Grupos Folclóricos, seguido do Festival de Folclore, com a participação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), do Rancho Folclórico “Flores da Beira”, Infantil e Adulto (Oeiras), do Grupo de Danças e Cantares “Os Amigos do Minho” (Amadora), da União Cultural e Folclórica da Bobadela (Bobadela) e do Grupo Agla de Montijo (Extremadura - Espanha).
No Domingo, dia 11, pelas 09h00, tem início o Passeio de BTT, inserido nos Jogos da Zona dos Mármores, com concentração junto aos Paços do Concelho (Borba) e final na Feira de Ervas Alimentares. Às 09h30 começa o Passeio de Cicloturismo, organizado pela Casa da Cultura da Orada, com concentração junto ao Pavilhão da Feira de Ervas Alimentares. Para a mesma hora está programado o Torneio de Malha e Burro, junto ao recinto da feira.
Às 10h00, decorre o Passeio Pedestre “A Diversidade das Plantas”, promovido pelo CEIA – ADMC. No que respeita a espectáculos, destaque para a actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa Palhas e Moinhas, pelas 21h00 no palco da feira.
Durante o decorrer das últimas edições da Feira de Ervas Alimentares, têm passado pelo pavilhão do certame alguns milhares de visitantes, números demonstrativos da afirmação que o evento tem registado na região e do interesse que a temática começa a despertar a nível nacional. Ao apostar na promoção deste evento, a autarquia de Borba incentiva o investimento nas diversas potencialidades que o sector apresenta, contribuindo para o desenvolvimento de uma freguesia essencialmente rural e para a criação de postos de trabalho.

Sem comentários: