PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

segunda-feira, 30 de março de 2009

MINISTRO DA CULTURA INAUGUROU O COMPLEXO CULTURAL DO PALACETE DOS MELOS

O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, inaugurou este Sábado, 28 de Março, o Complexo Cultural do Palacete dos Melos em Borba. O histórico imóvel foi recuperado pela autarquia, num investimento de um milhão de euros, financiado por fundos comunitários, para albergar a Biblioteca Municipal e Espaço Internet, já instalados, e futuramente a Oficina da Criança e Ludoteca, dispondo de salas para a realização de diversas actividades culturais.
O Palacete dos Melos, também denominado Solar dos Fidalgos Sousa Carvalho Melo, é um edifício de grande valor arquitectónico, datado do século XVIII, construído em meados do século como residência da Família Sousa Carvalho e Melo, e está localizado na zona mais antiga da Vila de Borba. Da história deste edifício, relevância para o facto de ter sido aí instalada, em 1971, a Escola do Ciclo Preparatório D. Maria I, que se mudou para edifício próprio após o 25 de Abril de 1974. Está em processo de classificação como Imóvel de Interesse Público junto do IGESPAR.
Paralelamente à recuperação do edifício, decorreram dois importantes trabalhos de recuperação e restauro patrimoniais, de uma dezena e meia de telas do edifício, que se encontravam abandonadas no sótão da autarquia desde o período do 25 de Abril, e das pinturas murais que revestem os tectos e paredes de três salas do Palacete.
O Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, fez o historial da recuperação do edifício e realçou o “esforço que a autarquia teve que fazer e o caminho que teve que trilhar até chegar o dia de colocar este equipamento ao serviço da população”, fruto de uma parceria entre o Poder Local, Regional e Central, de forma a receber diversas iniciativas culturais “aproveitando as instalações existentes e explorando as suas potencialidades”. Ângelo de Sá anunciou a intenção da autarquia em projectar e recuperar os edifícios a norte do edifício, atribuindo-lhe “diferentes funções de natureza lúdica e cultural”.
O Ministro da Cultura começou por salientar que “é com prazer que o Ministério da Cultura acompanha obras de recuperação e restauro como esta, que têm o propósito de os devolver à população, tornando-os centros vivos”, e se insere naquilo que é a política do Ministério, fazendo um elogio “àqueles que sonham e realizam as obras, e que são capazes de perceber aquilo que são as necessidades”. José António Pinto Ribeiro considera necessário “passar de uma cultura do saber para uma cultura do fazer”, defendendo que a nova Biblioteca “deve desempenhar um papel central, que seja um espaço de cultura e criatividade”, endereçando um apelo aos munícipes do concelho, de que “invadam e ocupem este espaço”
O Ministro da Cultura visitou ainda a Igreja do Real Convento das Servas, também recuperada pela autarquia para fins culturais, dispondo de auditório e sala de exposições e onde será instalado o futuro Museu das Profissões, num investimento de cerca de 50 mil euros, também financiada por fundos comunitários.

terça-feira, 24 de março de 2009

GASTRONOMIA E VINHOS EM FOCO EM BORBA

Na próxima Quinta-feira, dia 26 de Março, o Auditório do Cevalor, em Borba, recebe a segunda edição dos Encontros Empresariais que foca a relação entre Gastronomia e Vinhos. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Borba, em colaboração com a Turismo do Alentejo, ERT e com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e tem início marcado para as 09.00 horas. Esta acção é dedicada ao tema “Gastronomia e Vinhos – um Produto Estratégico para o Alentejo”, tendo em conta as linhas de orientação definidas para o desenvolvimento da região no Plano Estratégico Nacional do Turismo – PENT. Portugal poderá tornar-se um destino de excelência do produto Gastronomia e Vinhos, beneficiando das excelentes condições do Douro e do Alentejo. Apesar da situação actual, o país poderá ambicionar um posicionamento de excelência no mercado. A riqueza gastronómica e a qualidade dos vinhos nacionais, sobretudo no Douro e no Alentejo, são os ingredientes certos para a estruturação de produtos dirigidos a elementos de elevada qualificação sócio-económica.
O Alentejo, enquanto região já reconhecida ao nível nacional pela sua cozinha de excelência, pelos produtos tradicionais e pelos vinhos, muito apreciados pelos portugueses, justifica o desenvolvimento de um produto turístico de qualidade, objectivo que a Turismo do Alentejo, ERT assumiu na organização deste evento. O seminário pretende, assim, dar uma visão abrangente do tema e apresentar casos de boas práticas noutras regiões e a nível internacional.
A abertura do seminário ocorre às 09.45h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo Sá, enquanto membro da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
O primeiro painel é dedicado ao “ENOTURISMO – Experiências Nacionais e o Modelo de Espanha”, no qual serão apresentados casos específicos da Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, e da Quinta Nova de Nossa Sra. do Carmo, no Douro. Será, ainda, abordada a estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos do Alentejo, assim como a Rota dos Vinhos em Espanha e a Selected Wineries, um projecto de Enoturismo Integrado em Portugal. Após o almoço, dá-se início ao segundo painel, intitulado ALENTEJO: Um Mundo de Sabores, com a intervenção do jornalista Fernando Melo, acerca do tema “A mesa alentejana, plataforma de muitas partilhas”. Ainda neste painel serão abordados assuntos como a Rota dos Azeites do Alentejo: O Turismo como instrumento de promoção, a Rota dos Sabores e a Valorização dos Recursos Endógenos e a Gastronomia na Promoção Turística.
A primeira parte do último painel - GASTRONOMIA E VINHOS: O Produto Turístico - será apresentado pela Direcção de Desenvolvimento de Produtos e Destinos, do Turismo de Portugal, que apresentará a Gastronomia e Vinho enquanto produto turístico estratégico. A finalizar o painel será demonstrada a visão de um Operador Internacional, através de Promenades en France - Voyages au coer des vignobles.
O encerramento do seminário está agendado para as 17.20h e será conduzido pelo Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A CDU TEM UM PAPAGAIO

A CDU está muito incomodada e nervosa. É normal! Ficam sempre assim em ano de eleições. Servem-se sempre nesta época das mais variadas mentiras para baralhar e confundir a população. O alvo é sempre o mesmo, o Presidente da Câmara. Porque será? E o atirador também é sempre o mesmo. É aquele a quem costumam chamar papagaio da CDU. Porque será?
Mas este papagaio é especial, designa-se por Arara. Para quem não sabe, é um tipo de papagaio colorido que está em vias de extinção.
É um papagaio especial, muito malcriado, que ofende todos os eleitos na Assembleia Municipal e que até costuma colocar o telemóvel em alta voz durante as Assembleias para brincar quando se trata de assuntos sérios. Diz que tem que ouvir as mensagens que lhe enviam, porque como é deficiente visual tem que ouvir. Mas então concluímos que, além da deficiência visual, também tem deficiência auditiva.
Como vive no seu meio e pouco ou nada conhece, então fala consigo e vomita as mais variadas barbaridades demonstrando não a sua mediocridade, mas sim a sua maldade.
Quando o tal papagaio fala de PIDE do Partido Socialista, devia reflectir e pensar que quem ameaça permanentemente em denunciar situações com as quais não concorda e que acha politicamente erradas é esse mesmo papagaio. Logo, quem é que denunciava, fazendo leituras à sua maneira, no período do “Estado Novo”? Eram os PIDE’s. Fazendo uma dedução lógica, concluir-se-á que afinal quem tem características de PIDE é o tal papagaio. Papagaio? Não. Afinal é Arara, porque está em vias de extinção.
Quem não tem vergonha é a tal Arara, que procura baralhar para confundir e fazer a política baixa a que já estamos habituados.

quinta-feira, 12 de março de 2009

APRESENTAÇÃO DO NOVO FORMATO DO FAME BORBA

Na próxima Terça-feira, dia 17 de Março, será levada a cabo a apresentação do novo formato do FAME – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – de Borba às empresas do concelho, no Cine-Teatro de Borba, com início marcado para as 15:00 horas.
No decorrer da Sessão de Apresentação, será assinado o Protocolo Financeiro e de Cooperação entre o Município de Borba, o Banco Espírito Santo S. A., a LISGARANTE – Sociedade de Garantia Mútua S. A., a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S. A., e o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I. P. Este protocolo visa estabelecer os termos de colaboração dos diversos parceiros na constituição e funcionamento do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no concelho de Borba.
Com a constituição do FAME de Borba pretende-se estimular e orientar investimentos a realizar pelas Micro e Pequenas Empresas no concelho de Borba para a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados, para a modernização das empresas, ou para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares. Pretende-se colocar à disposição das Micro e Pequenas Empresas do Concelho de Borba um produto financeiro inovador e atractivo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado.
O FAME Borba aplica-se à área geográfica do Concelho de Borba e a projectos nos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Construção e Serviços e destina-se a ser utilizado no financiamento de pequenos projectos empresariais, aos quais seja reconhecido interesse para o Município. São apoiáveis através do Fundo, projectos que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da actividade empresarial do concelho de Borba, de forma sustentada, reforçando a competitividade e/ou a diferenciação empresarial no concelho.
A Sessão de Apresentação do novo formato do FAME de Borba é pública, tendo sido convidadas todas as empresas do concelho a estarem presentes, uma vez que o intuito dos parceiros é chegar ao maior número de empresas possível, de modo a permitir a execução de projectos que contribuam positivamente e crescentemente para o desenvolvimento do concelho de Borba.

segunda-feira, 9 de março de 2009

PASSEIOS À DESCOBERTA DE BORBA CONTINUAM A DESPERTAR INTERESSE

Decorreu ontem mais um Passeio à Descoberta de Borba, que contou com grande adesão por parte dos amantes da natureza. Este passeio levou-nos à descoberta do valioso património geológico de Borba, num percurso entre pedreiras e escombreiras com visita guiada ao Convento do Bosque, que contou com a presença de cerca de setenta participantes que vieram de partes diferentes do país, desde Mafra ou Carcavelos, assim como os nossos vizinhos de Badajoz. Durante o passeio, os participantes tiveram também oportunidade de observar e recolher algumas ervas aromáticas e alimentares que brotam espontaneamente nas nossas paisagens. Por se comemorar o Dia Internacional da Mulher, as representantes do sexo feminino receberam uma pequena lembrança. Com a organização destes passeios, a autarquia pretende-se incentivar a prática de caminhadas pelos caminhos rurais, associando-as ao património natural e histórico e às actividades económicas, convidando à descoberta das maravilhas do concelho.
No próximo dia 19 de Abril haverá novo passeio, que coincide com a caminhada organizada por Borba no âmbito da programação dos Jogos da Zona dos Mármores’09. À descoberta das cores e dos aromas da Primavera, entre campos floridos e vinhas despontando para mais um ciclo de produção, este passeio inicia-se na Albufeira de Borba. As inscrições podem ser efectuadas no Gabinete de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Borba até três dias antes de cada passeio.
Quem veio de fora, para aproveitar o fim-de-semana, teve ainda oportunidade de assistir às peças “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa” e “Casamento Apartamento”, levadas a cena pelo Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, no Sábado à noite, no Cine-Teatro de Borba.
Estas iniciativas reflectem a preocupação do município em continuar a apostar veementemente na Cultura e no Desporto no nosso concelho.