PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

segunda-feira, 30 de março de 2009

MINISTRO DA CULTURA INAUGUROU O COMPLEXO CULTURAL DO PALACETE DOS MELOS

O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, inaugurou este Sábado, 28 de Março, o Complexo Cultural do Palacete dos Melos em Borba. O histórico imóvel foi recuperado pela autarquia, num investimento de um milhão de euros, financiado por fundos comunitários, para albergar a Biblioteca Municipal e Espaço Internet, já instalados, e futuramente a Oficina da Criança e Ludoteca, dispondo de salas para a realização de diversas actividades culturais.
O Palacete dos Melos, também denominado Solar dos Fidalgos Sousa Carvalho Melo, é um edifício de grande valor arquitectónico, datado do século XVIII, construído em meados do século como residência da Família Sousa Carvalho e Melo, e está localizado na zona mais antiga da Vila de Borba. Da história deste edifício, relevância para o facto de ter sido aí instalada, em 1971, a Escola do Ciclo Preparatório D. Maria I, que se mudou para edifício próprio após o 25 de Abril de 1974. Está em processo de classificação como Imóvel de Interesse Público junto do IGESPAR.
Paralelamente à recuperação do edifício, decorreram dois importantes trabalhos de recuperação e restauro patrimoniais, de uma dezena e meia de telas do edifício, que se encontravam abandonadas no sótão da autarquia desde o período do 25 de Abril, e das pinturas murais que revestem os tectos e paredes de três salas do Palacete.
O Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, fez o historial da recuperação do edifício e realçou o “esforço que a autarquia teve que fazer e o caminho que teve que trilhar até chegar o dia de colocar este equipamento ao serviço da população”, fruto de uma parceria entre o Poder Local, Regional e Central, de forma a receber diversas iniciativas culturais “aproveitando as instalações existentes e explorando as suas potencialidades”. Ângelo de Sá anunciou a intenção da autarquia em projectar e recuperar os edifícios a norte do edifício, atribuindo-lhe “diferentes funções de natureza lúdica e cultural”.
O Ministro da Cultura começou por salientar que “é com prazer que o Ministério da Cultura acompanha obras de recuperação e restauro como esta, que têm o propósito de os devolver à população, tornando-os centros vivos”, e se insere naquilo que é a política do Ministério, fazendo um elogio “àqueles que sonham e realizam as obras, e que são capazes de perceber aquilo que são as necessidades”. José António Pinto Ribeiro considera necessário “passar de uma cultura do saber para uma cultura do fazer”, defendendo que a nova Biblioteca “deve desempenhar um papel central, que seja um espaço de cultura e criatividade”, endereçando um apelo aos munícipes do concelho, de que “invadam e ocupem este espaço”
O Ministro da Cultura visitou ainda a Igreja do Real Convento das Servas, também recuperada pela autarquia para fins culturais, dispondo de auditório e sala de exposições e onde será instalado o futuro Museu das Profissões, num investimento de cerca de 50 mil euros, também financiada por fundos comunitários.

Sem comentários: