PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 24 de março de 2009

GASTRONOMIA E VINHOS EM FOCO EM BORBA

Na próxima Quinta-feira, dia 26 de Março, o Auditório do Cevalor, em Borba, recebe a segunda edição dos Encontros Empresariais que foca a relação entre Gastronomia e Vinhos. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Borba, em colaboração com a Turismo do Alentejo, ERT e com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e tem início marcado para as 09.00 horas. Esta acção é dedicada ao tema “Gastronomia e Vinhos – um Produto Estratégico para o Alentejo”, tendo em conta as linhas de orientação definidas para o desenvolvimento da região no Plano Estratégico Nacional do Turismo – PENT. Portugal poderá tornar-se um destino de excelência do produto Gastronomia e Vinhos, beneficiando das excelentes condições do Douro e do Alentejo. Apesar da situação actual, o país poderá ambicionar um posicionamento de excelência no mercado. A riqueza gastronómica e a qualidade dos vinhos nacionais, sobretudo no Douro e no Alentejo, são os ingredientes certos para a estruturação de produtos dirigidos a elementos de elevada qualificação sócio-económica.
O Alentejo, enquanto região já reconhecida ao nível nacional pela sua cozinha de excelência, pelos produtos tradicionais e pelos vinhos, muito apreciados pelos portugueses, justifica o desenvolvimento de um produto turístico de qualidade, objectivo que a Turismo do Alentejo, ERT assumiu na organização deste evento. O seminário pretende, assim, dar uma visão abrangente do tema e apresentar casos de boas práticas noutras regiões e a nível internacional.
A abertura do seminário ocorre às 09.45h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo Sá, enquanto membro da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
O primeiro painel é dedicado ao “ENOTURISMO – Experiências Nacionais e o Modelo de Espanha”, no qual serão apresentados casos específicos da Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, e da Quinta Nova de Nossa Sra. do Carmo, no Douro. Será, ainda, abordada a estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos do Alentejo, assim como a Rota dos Vinhos em Espanha e a Selected Wineries, um projecto de Enoturismo Integrado em Portugal. Após o almoço, dá-se início ao segundo painel, intitulado ALENTEJO: Um Mundo de Sabores, com a intervenção do jornalista Fernando Melo, acerca do tema “A mesa alentejana, plataforma de muitas partilhas”. Ainda neste painel serão abordados assuntos como a Rota dos Azeites do Alentejo: O Turismo como instrumento de promoção, a Rota dos Sabores e a Valorização dos Recursos Endógenos e a Gastronomia na Promoção Turística.
A primeira parte do último painel - GASTRONOMIA E VINHOS: O Produto Turístico - será apresentado pela Direcção de Desenvolvimento de Produtos e Destinos, do Turismo de Portugal, que apresentará a Gastronomia e Vinho enquanto produto turístico estratégico. A finalizar o painel será demonstrada a visão de um Operador Internacional, através de Promenades en France - Voyages au coer des vignobles.
O encerramento do seminário está agendado para as 17.20h e será conduzido pelo Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva.

Sem comentários: