PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 5 de maio de 2009

FONTE DAS BICAS VANDALIZADA E ROUBADA

A Fonte das Bicas, considerada como ex-líbris de Borba, foi vandalizada e roubada. Ao que tudo indica, o furto terá ocorrido durante a noite de 04 de Maio. Os assaltantes vandalizaram o monumento e furtaram duas peças em mármore maciço que ornamentavam a Fonte das Bicas, o busto de um Homem e o busto de uma Mulher.
A Fonte das Bicas é ladeada por dois pequenos fontanários, numa estrutura semelhante à fonte principal. Coroando cada uma destas fontes laterais estavam os dois bustos que foram roubados, o do lado direito representava um homem com barbas e o do lado esquerdo uma mulher. Estes dois bustos simbolizam os dois sexos das gentes do povo e da igualdade que a Coroa dava aos seus súbditos.
Este acto, além de um crime, é considerado um atentado ao Património Nacional, pois a Fonte das Bicas é o monumento mais identificativo do concelho, mas a sua importância transcende claramente o nível local ou regional, já que foi classificada como “Monumento Nacional” logo nas primeiras classificações, pelo decreto de 16 de Junho de 1910.
A ocorrência foi participada às autoridades policiais, assim como ao IGESPAR, estando já a Polícia Judiciária a investigar o caso.
A autarquia não consegue concretizar o prejuízo a nível monetário dos artefactos roubados mas a nível cultural e histórico é uma perda enorme.

Sem comentários: