PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 13 de maio de 2009

FEIRA DE ERVAS ALIMENTARES ‘09 EM ORADA FOI UM SUCESSO

Realizou-se no passado fim-de-semana mais uma edição da Feira de Ervas Alimentares. O certame decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Orada, com 32 expositores, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Borba, da Junta de Freguesia de Orada, da Casa de Cultura de Orada, da Associação de Desenvolvimento Montes Claros e da Cooperativa de Olivicultores de Borba.
Durante o decorrer da Feira de Ervas Alimentares, passaram pelo pavilhão do certame alguns milhares de visitantes, números demonstrativos da afirmação que o evento tem registado na região e do interesse que a temática começa a despertar a nível nacional. As múltiplas aplicações das ervas têm despertado a atenção de milhares de visitantes, tornando este evento único na região e um verdadeiro sucesso. Ao apostar na promoção deste evento, a autarquia de Borba incentiva o investimento nas diversas potencialidades que o sector apresenta, contribuindo para o desenvolvimento de uma freguesia essencialmente rural e para a criação de postos de trabalho.
A par da componente promocional das ervas e produtos regionais, como os queijos, vinho, azeite, enchidos, pão, mel, ameixas, compotas e doçaria, a Feira assume um importante carácter pedagógico e de partilha de conhecimentos e experiências. Crescendo espontaneamente nos campos do Alentejo, desde há vários séculos que as ervas são utilizadas na gastronomia e medicina natural, às quais as populações foram obrigadas a recorrer em tempos de crise económica. As ervas aromáticas foram introduzidas na culinária em séculos passados para enriquecer os pratos mais pobres. Hoje, estão entranhadas na cozinha conferindo não só aparência visual, como também aroma às receitas.
De geração em geração foram-se aprofundando e transmitindo as suas aplicações, fundamentalmente em regiões com grande dependência da agricultura, como é o caso da freguesia de Orada. Pela multiplicidade de aromas e sabores, são utilizadas na gastronomia alentejana, conferindo-lhe paladares e cores muito apreciados por quem visita o Alentejo. A nível medicinal, são cada vez mais procuradas para o tratamento de inúmeras doenças, em virtude dos resultados bastante positivos que têm alcançado, e pelo incremento que as medicinas alternativas têm verificado. A decoração e aplicação na indústria química e de bebidas são também evidenciadas, promovendo um conjunto de actividades com elevado potencial de exploração e que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da freguesia.
A par das ervas alimentares, e de todos os outros produtos regionais, no certame foi possível adquirir chás, doçaria, licores e essências à base de ervas, artesanato e peças de decoração com plantas. Trata-se de um certame que continua a ser a montra dos produtos tradicionais do concelho de Borba, apostando não só na sua comercialização mas, sobretudo, na sua valorização e reconhecimento enquanto património vivo do concelho. Na Feira de Ervas Alimentares ’09 esteve presente uma delegação de Mé-Zóchi, com artesanato e ervas típicas do segundo distrito mais populoso de São Tomé e Príncipe, cuja actividade económica principal é a agricultura. A presença deste artesão é resultado dos projectos de cooperação que o Município de Borba tem vindo a desenvolver com os países de língua oficial portuguesa, com o objectivo de criar parcerias e cooperação em áreas como a educação, formação profissional, higiene e cuidados primários de saúde, juventude e ocupação de tempos livres, ambiente, turismo e artesanato, cultura e preservação patrimonial e intercâmbio empresarial.
Os três dias de Feira de Ervas Alimentares foram complementados com um vasto programa de animação que integrou música, danças, folclore, jogos tradicionais, actividades desportivas e iniciativas que incentivam a troca de experiências e conhecimentos. Na Sexta-feira, dia 8 de Maio, o palco recebeu o X Festival de Dança Jovem, com a participação dos grupos Juvendance, Flash Dance, Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, Renascer, Crazy Dance, Star Kids e One Reason.
No Sábado, dia 9 de Maio, o dia foi inteiramente dedicado ao conhecimento das ervas. Pela manhã, mais de cem pessoas saíram para o campo à recolha de ervas alimentares, orientados pelos especialistas em ervas alimentares e aromáticas, Mestre José Salgueiro, Professora Georgina Ferro e Professora Orlanda Póvoa. De saco na mão, os participantes foram para o campo recolher as ervas que mais lhes interessavam. À tarde, os participantes sentaram-se para uma conversa sobre ervas alimentares, aromáticas e medicinais, sobre os seus usos e aplicações e sobre as diferentes formas de preparar e utilizar as diferentes ervas.
De seguida, o Chef Chakall efectuou uma demonstração de cozinha com ervas que existem na nossa localidade. Manjericão, tomilho, alecrim, poejo, salsa e coentros, funcho ou orégãos, uma diversidade imensa de cheiros e sabores que, bem combinados, podem fazer a diferença a cada prato que se experimenta. As ervas aromáticas sempre estiveram ligadas à arte da culinária. Frescas ou secas, é possível combiná-las, criando novas iguarias. Nesta demonstração de cozinha, elas foram o ingrediente principal. A noite foi preenchida pelo folclore, com o desfile dos grupos e o Festival de Folclore com o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), Rancho Folclórico da Paranhos da Beira (Seia), Grupo de Folklore Extremeño "El Escaramujo" (Cáceres), Rancho Folclórico dos Foros da Charneca (Benavente) e Grupo de Coros y Danzas "Araval" de Valdelacalzada (Badajoz).
O terceiro dia, 10 de Maio, contou com o Torneio de Malha, um Passeio de Cicloturismo, um Passeio integrado no programa “À descoberta do Concelho de Borba” e um Jogo Fotográfico “À Descoberta das Ervas”, no qual se incentivaram os participantes a descobrir o Património Natural e Edificado da Freguesia de Orada. A animação do certame encerrou com a subida ao palco das sete vozes femininas do grupo 7 Saias, com os seus sete instrumentos.
Durante o decorrer do certame os visitantes puderam participar nas provas gastronómicas, promovidas pelas tasquinhas presentes no certame, onde tiveram oportunidade de deliciar-se com pratos como a Sopa de Tomate com Oregãos, Grãos com Cardos, Feijão com Alabaças, Açorda de Poejos com ovo, Feijão com Poejos, Sopa de Beldroegas e Omolete de Espargos, pratos confeccionados com algumas das ervas que podiam ser adquiridas no espaço da feira.
No espaço do Secretariado, os visitantes puderam também degustar vários chás. Hortelã, Carqueja, Lúcia-lima, Erva-cidreira, Alecrim, Poejo, Erva-de-São-Roberto, entre outros, foram os ingredientes principais dos chás que deliciaram os visitantes.

Sem comentários: