O PS de Borba entende que se deve falar claro e com verdade, como tal, desafia o PSD de Borba a clarificar a afirmação.
Comissão concelhia do PS de Borba
O início do novo ano lectivo foi assinalado na Quarta-feira, 14 de Setembro, em Borba com a entrega dos Prémios dos Quadros de Valor e Excelência referentes ao ano lectivo 2010/2011.
Um novo ano lectivo que arranca novamente em pleno, sem o encerramento de escolas no concelho e com as actividades de enriquecimento curricular asseguradas pela autarquia, com a contratação de um docente de actividade física e desportiva, dois docentes de inglês e três docentes de música. A autarquia formalizou já uma candidatura ao IFAP, IP, para implementação do programa “Regime de Fruta Escolar”, que proporciona novamente a distribuição de frutas e produtos hortícolas, frutas e produtos hortícolas transformados, bananas e produtos derivados às crianças nos estabelecimentos escolares.
A recepção ao Embaixador teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho e prosseguiu, posteriormente, pelas unidades de exploração e transformação de mármores de Plácido José Simões, S.A., CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, Adega Cooperativa de Borba e Cooperativa de Olivicultores de Borba. Com o objectivo de promover Borba e os seus produtos a nível internacional, o Município de Borba endereçou um convite às Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos, de Timor, de Angola, da Rússia, da Índia e do Iraque para visitar, oficialmente, a cidade e o concelho, com o intuito de criar possíveis pontes para projectos de entendimento e cooperação. Em resposta a este convite, Borba recebeu já a visita oficial do Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, no passado mês de Junho, e está prevista, em breve, a visita da Embaixada da Rússia e do Iraque.
O Município de Borba, no âmbito de projectos de cooperação, tem vindo a promover o concelho em diversos países da América Latina, como o Brasil, Uruguai e Costa Rica, estabeleceu geminação com a cidade chinesa de Taizhou, país com que tem vindo a fortalecer os laços de amizade, reforçados com a visita já realizada ao concelho de Borba pelo Embaixador da China em Portugal e várias delegações governamentais do país asiático. Recentemente, o concelho foi visitado por uma delegação da região checa de Ústi e, no passado mês de Maio, o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor assinou com o CEVALOR um protocolo de cooperação com o objectivo de potenciar a exploração de rochas ornamentais, incentivando as empresas da região a investir nas potencialidades de um sector emergente em Timor. A visita agora realizada pelo Embaixador dos Emirados Árabes Unidos pretende reforçar as exportações de mármore do concelho para aquele país do Médio Oriente, e abrir novas perspectivas para a exportação de vinhos e azeite, num país cujas importações atingem cerca de 80%.Decorreu no dia 16 de Maio, a Inauguração das Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos, com a presença da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, do Director do Centro de Saúde de Borba, autarcas e outros convidados.
As novas Extensões de Saúde de Orada e Rio de Moinhos vêm substituir as extensões que funcionavam nas Casas do Povo destas localidades, proporcionando melhores cuidados de saúde às populações das duas freguesias rurais do concelho de Borba e resultam de uma parceria entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Orada e a Administração Regional de Saúde do Alentejo. Os equipamentos têm uma área de 90 m2, tendo a autarquia cedido o direito de superfície para a instalação e funcionamento da extensão de Rio de Moinhos e a Junta de Freguesia de Orada cedeu igual direito de superfície para o equipamento instalado em Orada.
As extensões de saúde proporcionam aos munícipes diversos cuidados de saúde, como consultas específicas de planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil, meios de diagnóstico, promoção da saúde com vacinação de crianças e adultos, e tratamentos a nível de pensos, injectáveis, algaliações, remoção de pontos, domicílios de enfermagem, avaliação da tensão arterial e de glicemia capilar. De acordo com informações prestadas pelo Centro de Saúde de Borba, na Orada, a Extensão de saúde vai servir 602 utentes e da nova Extensão de Saúde de Rio de Moinhos vão beneficiar 1264 utentes.
Estas unidades são complementadas no concelho de Borba pela Unidade Móvel de Saúde que, desde o início de 2008, presta cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, através de meios técnicos diferenciados e meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, permitindo uma maior proximidade com as populações mais isoladas e distantes, essencialmente idosos.

O Município de Borba aprovou a assinatura do protocolo com o Instituto de Segurança Social, I.P, de forma a disponibilizar aos seus munícipes o Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas.
O Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas visa a qualificação habitacional com o objectivo de melhorar as condições básicas de habitabilidade e mobilidade das pessoas idosas que usufruam de serviços de apoio domiciliário, de forma a prevenir e a evitar a institucionalização, e resulta da parceria entre a Segurança Social e os Municípios. O financiamento das melhorias incide a nível de edifício, com melhoramentos na cobertura, paredes, caixilharias e janelas, criação ou adaptação de espaços, como casas de banho e cozinhas, de espaços já existentes, como lavatórios, sanitas, banheiras e bases de duche, e adaptação que facilitem o acesso à habitação, como a construção de rampas, e para melhorias de equipamentos, como camas, colchões, mesas e cadeiras, assim como compra de electrodomésticos.
Os pedidos de apoio são efectuados no Município de Borba, e destinam-se a idosos com 65 anos ou mais, cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais, vivam em habitação própria que careça de qualificação em função da situação e necessidade em que encontram, estejam a usufruir de serviços de apoio domiciliário ou cuja prestação destes serviços esteja dependente da qualificação habitacional e residam sozinhas ou em coabitação com outras pessoas idosas, menor ou familiar com deficiência.