PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 2 de julho de 2009

INÍCIO DE EXPLORAÇÃO DA ÁREA DE DEPOSIÇÃO COMUM DE BORBA

A exploração da Área de Deposição Comum de Borba (ADC3), junto à Zona Industrial do Alto dos Bacelos, começou esta Quarta-feira, 01 de Julho, tornando-se na primeira plataforma logística para a recepção, armazenagem e valorização de todas as tipologias de resíduos e subprodutos oriundos da exploração dos mármores.
Por concurso público, a exploração foi entregue à empresa Lena Agregados, S.A. que integra a área da Indústria da Lena Construções SGPS, dedicando-se à exploração, comercialização de agregados e misturas betuminosas. Os direitos de exploração decorrem por um período de 10 anos, assegurando as operações de triagem, armazenagem, valorização e deposição temporária ou definitiva de resíduos e/ou subprodutos provenientes da indústria extractiva e transformadora das rochas industriais e ornamentais, a gestão de outros resíduos e, de uma forma sustentável, o funcionamento e o enquadramento paisagístico da ADC3.
A assinatura do contrato de concessão entre as empresas EDC Mármores – Empresa Gestora das Áreas de Deposição Comum dos Mármores, S.A. e Lena Agregados, S.A. decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa, seguindo-se a deslocação à ADC3, onde foi iniciada a exploração da infra-estrutura.
A ADC3 resulta de um projecto da empresa EDC Mármores – Empresa Gestora das Áreas de Deposição Comum dos Mármores, S.A., uma parceria público-privada constituída pelas Câmaras Municipais de Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Alandroal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e ASSIMAGRA, e destina-se a apoiar as actividades extractivas e transformadoras de mármore, valorizando os respectivos subprodutos, tendo em vista o seu reaproveitamento, escoamento e comercialização.
Numa primeira fase, a ADC3 envolve uma área de 20,8 ha, e está preparada para receber, armazenar e valorizar todas as tipologias de resíduos produzidos pelas empresas, em áreas específicas para cada actividade e aproveitamento económico dos materiais recicláveis, para a deposição de excedentes e controlo e expedição de materiais, com uma capacidade de 11.000.000 m3. A infra-estrutura está equipada com um conjunto móvel de britagem com capacidade produtiva de 350 ton/h, passando a produzir agregados para obras na região.

Sem comentários: