PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

10ª. FEIRA DO QUEIJO IMPULSIONA PRODUTOS LOCAIS E REGIONAIS

Entre os dias 21 e 23 de Março, a freguesia de Santiago de Rio de Moinhos, concelho de Borba, recebe a 10ª. Edição da Feira do Queijo, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Borba, da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e da AQUA D’OSSA (Associação para o Mundo Rural e Produtos Tradicionais entre Guadiana e Serra d’Ossa).
A Feira do Queijo tem vindo a evidenciar a qualidade e excelência dos produtos locais e regionais, dando especial realce à produção local de queijo. A 10ª. Feira do Queijo apresenta como principais objectivos a promoção dos queijos produzidos no Concelho de Borba, de outros produtos regionais considerados de interesse e a dinamização e o desenvolvimento do Município e da Região Alentejo.
O certame decorre junto às escolas da localidade e conta com espaços diversificados onde serão promovidos os principais produtos da região, entre os quais o queijo, o vinho, os enchidos, as compotas e a doçaria regional. O espaço da Feira do Queijo abre diariamente às 10.00H e encerra às 20.00H.
A 10ª. Feira do Queijo abre ao público oficialmente no dia 21 de Março, pelas 10.00H, numa Cerimónia com as entidades presentes, seguida do Hastear das Bandeiras. Esta cerimónia será embelezada com o Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba durante a visita à mostra. De seguida, pelas 11.00H, tem início o Circuito de Provas Gastronómicas pelos restaurantes e cafés da freguesia, animado por Poetas Populares.
Às 16.00H irá decorrer, no palco da Feira do Queijo, a Tarde de Dança, com a participação dos Grupos Flash Dance, Juvendance, N’ Club, Top Dance, Grupo de Teatro Amador de Vila Viçosa e Multi Ritmos, da Santa Casa da Misericórdia de Borba. Para as 19.00H está programada animação com os Poetas Populares.
No dia 21, antes da abertura oficial do certame, terá lugar, pelas 09.00H, o Passeio “Eu e a minha Família”, passeio pedestre entre Borba e Rio de Moinhos, que visa promover a actividade física, em família. Unindo o útil ao agradável, os participantes no passeio visitam a Feira do Queijo ao chegar a Rio de Moinhos e podem ainda participar em jogos de futebol.
No Sábado, dia 22 de Março, às 09.00H terá lugar o Torneio de Tiro ao Alvo, organizado pelo Grupo Recreativo e Cultural das Festas de Rio de Moinhos.
Pelas 10.00H joga-se futebol, no Torneio de Futebol – Veteranos no Campo de Futebol de Montes Claros (Rio de Moinhos), organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos. Para a mesma hora está programado o Passeio Pedestre “Memórias da Aldeia”, organizado pelo CEIA – ADMC. Este passeio tem inscrição gratuita. Os interessados em participar deverão concentrar-se junto à entrada do Pavilhão da Feira do Queijo.
Durante a tarde de Sábado, os visitantes da Feira do Queijo podem assistir ao Encontro de Folclore, no palco da Feira, com início às 15.00H, com a participação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada, Rancho Folclórico de Arronches e Rancho Folclórico “Rosas de Maio”, de Veiros – Estremoz.
O último dia do certame abre com uma demonstração/recriação de actividades tradicionais ligadas ao pastoreio e ao fabrico do Queijo (ordenha, tosquia e fabrico tradicional do queijo), pelas 10:00 horas. Uma hora mais cedo, a partir das 09.00H, decorre o Torneio de Malha e Burro, organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Matriz.
O certame encerra a tarde de Domingo com o espectáculo musical abrilhantado pelo Grupo Rastolhice, às 16:30 horas, permanecendo a mostra aberta ao público até às 20:00 horas.
Todas as actividades económicas representadas na 10ª. Feira do Queijo, aliadas à magnífica gastronomia e à simpatia das nossas gentes são importantes razões para visitar a nossa festa, bem como para aproveitar a Páscoa e permanecer no nosso concelho e na nossa região, utilizando as unidades turísticas de boa qualidade que já possuímos.

Sem comentários: