PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

terça-feira, 25 de agosto de 2009

INAUGURADO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE BORBA

Foi hoje inaugurado o novo Centro de Saúde que vai servir a população da cidade de Borba, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, da Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Rosa Matos, da Governadora Civil do Distrito de Évora, Fernanda Ramos, e do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá.
A construção do novo Centro de Saúde de Borba, reivindicado pela população e pela autarquia do concelho há mais de duas décadas e inserida no projecto de construção, remodelação e beneficiação de Centros de Saúde, desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, iniciou-se no final do primeiro trimestre de 2007, num investimento de mais de 1,4 milhões de euros.A construção de um novo Centro de Saúde em Borba constituiu uma das prioridades do actual executivo da Câmara Municipal de Borba, o que levou a autarquia a adquirir à Santa Casa da Misericórdia de Borba o terreno por 87 mil euros e, posteriormente, doá-lo à Administração Regional de Saúde do Alentejo para que a concretização deste anseio se pudesse tornar numa realidade.Com uma área de 1.150 m2, o novo Centro de Saúde de Borba vem assim dotar, finalmente, o concelho de um equipamento que permita prestar melhores serviços de saúde à população e, simultaneamente, dignificar os profissionais que aí prestam serviço, uma vez que as instalações do antigo Centro de Saúde estavam obsoletas e degradadas, não tendo condições para acolher os pacientes nem tão pouco permitiam aos profissionais desempenhar de forma digna o seu trabalho. O novo Centro de Saúde de Borba passa a oferecer melhores condições de comodidade tanto para os doentes, como para os profissionais de saúde que entre outras mais-valias passam a ter para cada médico um gabinete próprio.Além dos gabinetes médicos e de enfermagem, o novo Centro de Saúde de Borba integra novos serviços como as salas de fisioterapia, saúde oral, análises clínicas, saúde infantil e materna, planeamento familiar.A funcionar desde o passado dia 10 de Agosto, o novo Centro de saúde de Borba vai servir cerca de 7800 utentes, estando este equipamento dotado de Recursos Humanos suficientes para prestar um rápido e eficaz atendimento aos doentes.A obra deste novo equipamento para a população de Borba só foi possível devido a um grande esforço entre a autarquia de Borba e a Administração Regional de Saúde do Alentejo, para o qual muito contribuiu o empenho da autarquia e do actual executivo, que sempre manifestou junto da Administração Regional de Saúde do Alentejo total disponibilidade para encontrar soluções que permitissem a construção de um equipamento fundamental para o concelho.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JÁ ESTÃO EM CURSO AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DAS ETAR’S DA NORA E DA ORADA

Arrancaram na passada semana as obras de construção das ETAR’s da Nora e da Orada.
Estas obras, no valor de aproximadamente 513 000 euros, estão integradas na Empreitada de Concepção / Construção do 3º. Grupo de Pequenas Instalações de Tratamento de Águas Residuais do Centro Alentejo, cujo contrato foi assinado no passado dia 5 de Maio.A ETAR da Nora corresponde a um investimento de 192 049€ e irá permitir o tratamento dos efluentes produzidos por 620 habitantes-equivalentes, enquanto a ETAR de Orada representa um investimento de 321 035€ e irá permitir o tratamento dos efluentes produzidos por 389 habitantes-equivalentes. A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Nora destina-se a servir a freguesia de Rio de Moinhos, tendo lugar a descarga do efluente final tratado na ribeira de Santiago. A ETAR existente na Nora, localizada na freguesia de Rio de Moinhos serve, desde 1986, apenas os habitantes da Nora, estando agora previsto o aperfeiçoamento do funcionamento destas instalações de forma a servirem toda a população da freguesia de Rio de Moinhos. As intervenções a realizar na ETAR da Nora, basear-se-ão, fundamentalmente, na construção de uma nova obra-de-entrada e na impermeabilização das três lagoas com um sistema de telas. Outra medida de reabilitação, consistirá na remoção das lamas acumuladas no fundo das lagoas, na sua desidratação e transporte a destino final adequado.A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Orada destina-se a servir a povoação da Orada. A descarga do efluente final tratado terá lugar na Ribeira de Alcaraviça.O presente Projecto de Execução da ETAR da Orada prevê a construção de uma obra-de-entrada de forma a permitir um tratamento preliminar das águas brutas elevadas, antes do seu envio à fossa séptica. A fossa séptica preconizada para a ETAR da Orada, será constituída por três compartimentos, sendo que o primeiro apresenta uma volumetria de 158 m3 (50% do volume total), ao passo que o segundo e terceiro compartimento apresentam um volume de 79 m3. Devido à acumulação de lamas por grandes períodos de tempo, que conduz à libertação de gás, e à profundidade relativamente reduzida das fossas é muito mais vulnerável à ressuspensão das matérias sólidas e à saída de lamas no seu efluente. A divisão da fossa em mais do que um compartimento minimizará o efeito dos choques hidráulicos e, consequentemente, evita a saída de lamas no efluente. Estas Instalações de Tratamento de Águas Residuais, cuja entrada em funcionamento se prevê para o primeiro semestre de 2010, irão garantir não só o cumprimento dos requisitos legais respeitantes à rejeição final de efluentes domésticos, mas, acima de tudo, a preservação dos recursos hídricos dos municípios onde se inserem.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LISTAS DO PS BORBA ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS FORAM ENTREGUES NO TRIBUNAL

O Partido Socialista de Borba entregou no Tribunal Judicial de Vila Viçosa, esta Sexta-feira, 14 de Agosto, as listas a todos os órgãos autárquicos do concelho de Borba nas eleições autárquicas que se realizam a 11 de Outubro. O candidato à Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e o Mandatário da Candidatura, Armando Aragonez, efectuaram a entrega das listas que integram 184 candidatos, entre militantes e muitos independentes das mais variadas áreas de formação, que se associam ao projecto do PS para o concelho de Borba. As listas evidenciam ainda uma grande aposta nos jovens, fomentando a sua participação activa nos vários órgãos autárquicos e no futuro do concelho.
O trabalho desenvolvido pelos eleitos do Partido Socialista no concelho de Borba durante os últimos oito anos tem contribuído para o desenvolvimento do concelho e melhoria da qualidade de vida da população, com a realização de um número elevado de obras em todas as áreas de intervenção autárquica, captando milhões de euros dos fundos comunitários. No próximo mandato, o Partido Socialista quer fazer mais e melhor.
O candidato à Câmara Municipal de Borba é Ângelo de Sá, Professor, 51 anos, actual Presidente da Câmara. À Assembleia Municipal, o PS candidata Jerónimo Cavaco, Jurista, 36 anos. António Anselmo, 52 anos, Industrial de Mármores, é o candidato à Assembleia de Freguesia de Matriz, Amélia Bilro, 55 anos, Bancária, é a candidata à Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu, Edgar Liliu, 43 anos, Serrador, é o candidato à Assembleia de Freguesia de Rio de Moinhos, e José Dias, 55 anos, Funcionário Público, recandidata-se à Assembleia de Freguesia de Orada.

O Secretariado do Partido Socialista de Borba

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BORBA COMEMORA ELEVAÇÃO A CIDADE

Foi publicada na 1.ª Série do Diário da República a Lei n.º 70/2009 de 06 de Agosto, com o artigo único de elevação da vila de Borba à categoria de Cidade.
Este é o culminar de um processo que começou em 05 de Janeiro de 2007, com a proposta de elevação apresentada na Assembleia da República pelos deputados pelo Distrito de Évora, Paula Nobre de Deus e Bravo Nico. Posteriormente, os órgãos autárquicos pronunciaram-se favoráveis à proposta e, no dia 12 de Junho deste ano, a Assembleia da República aprovou por unanimidade a elevação a Cidade. A comemoração deste acontecimento histórico aguardava a publicação em Diário da República e irá ocorrer este Sábado, dia 15 de Agosto, pelas 10.00 horas, no Jardim Municipal de Borba, com uma festa-convívio, para a qual a autarquia convidou toda a população. Esta comemoração coincide com as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, que animam Borba até Segunda-feira, 17 de Agosto, tornando-se em mais um motivo de celebração. O dia 12 de Junho de 2009 será mais uma data a registar na longa história do concelho, que contempla grandes acontecimentos, como a Batalha de Montes Claros, que abriu o caminho para o tratado de paz estabelecido entre Portugal e Espanha.