PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ASSINATURA DE AUTO DE CONSIGNAÇÃO DA ETAR DA NORA E DA ETAR DE ORADA

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Borba foi ontem, dia 23 de Junho, palco da assinatura do Auto de Consignação da ETAR da Nora e da ETAR de Orada. Na presença do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e do Administrador Delegado da Águas do Centro Alentejo, António Ventura, procedeu-se à assinatura do Auto de Consignação dos terrenos necessários ao arranque das obras nas ETAR da Nora e de Orada.
Estas obras, no valor de aproximadamente 513 000 euros, estão integradas na Empreitada de Concepção / Construção do 3º. Grupo de Pequenas Instalações de Tratamento de Águas Residuais do Centro Alentejo, cujo contrato foi assinado no passado dia 5 de Maio.
A ETAR da Nora corresponde a um investimento de 192 049€ e irá permitir o tratamento dos efluentes produzidos por 600 habitantes-equivalentes, enquanto a ETAR de Orada representa um investimento de 321 035€ e irá permitir o tratamento dos efluentes produzidos por 390 habitantes-equivalentes. Estas Instalações de Tratamento de Águas Residuais, cuja entrada em funcionamento se prevê para o primeiro semestre de 2010, irão garantir não só o cumprimento dos requisitos legais respeitantes à rejeição final de efluentes domésticos, mas, acima de tudo, a preservação dos recursos hídricos dos municípios onde se inserem.
A Águas do Centro Alentejo é a empresa responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Alentejo, por um período de 30 anos, e é constituída pela Águas de Portugal SGPS, pelos Municípios de Borba, Alandroal, Évora, Mourão, Redondo e Reguengos de Monsaraz, e pela EDIA – Empresa para o Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva. O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Alentejo é um sistema integrado criado com o objectivo de melhorar a qualidade da água para consumo público, garantir a sua quantidade e providenciar um tratamento adequado às águas residuais dos seis municípios abrangidos. Irá fazer a captação, tratamento, distribuição de água para consumo público e a recolha, tratamento e rejeição de efluentes das populações abrangidas pelo Sistema.

Sem comentários: