Estão abertas as inscrições para o Borba Florida 2009 desde a passada Quinta-feira, dia 9 de Abril. Esta iniciativa tem como objectivos primordiais melhorar a atractividade da vila para quem a visita e para os residentes, promover o gosto dos proprietários pelo arranjo e embelezamento das fachadas e fomentar o interesse dos munícipes pela utilização de flores enquanto elemento decorativo das fachadas.
A entrega de floreiras está aberta a toda a população da vila, contudo, apenas os residentes no Centro Histórico podem concorrer aos primeiros lugares. Ou seja, o concurso, com direito à entrega de prémios, destina-se apenas aos moradores do Centro Histórico, mas todos os habitantes de Borba podem solicitar as floreiras e as flores junto da autarquia para enfeitar as suas janelas e varandas.
As inscrições encerram dia 23 de Abril e até lá todos os interessados podem proceder à sua inscrição no concurso Borba Florida. A participação é gratuita e feita através de uma ficha destacável a entregar no Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba ou enviada por e-mail para o endereço gabineteverde@cm-borba.pt.
As floreiras solicitadas à autarquia serão entregues no final de Abril, acompanhadas de substrato e plantas floridas – Pelargónios, Petúnias e Verbenas – pelo valor simbólico de 3,00€ para os novos concorrentes, com direito a um conjunto composto por floreira com suporte para varandas e janelas, substrato e 3 vasos com flores. Aos participantes de edições anteriores que pretendam voltar a embelezar as suas janelas e fachadas e que disponham de floreiras, serão entregues, gratuitamente, três vasos com flores por cada floreira que pretendam decorar e que tenha estado a concurso na edição anterior.
Os participantes nesta edição do Concurso Borba Florida podem continuar a participar com qualquer tipo de flores naturais que pretendam adquirir além das fornecidas pela Câmara Municipal.
Durante o decorrer do concurso, a Comissão de Avaliação fará três visitas às fachadas, entre Maio e Setembro, ao longo das quais vai acompanhando a evolução da floração e a beleza das plantas nas varandas e janelas, de modo a eleger os premiados. A avaliação será efectuada com base nos quatro critérios definidos - Evolução/manutenção da floração; Enquadramento; Conjugação de espécies e coloridos e Aspecto fitossanitário – sendo cada um avaliado numa escala numérica de 1 a 5, e tendo cada critério a ponderação de 25%.
À semelhança das edições anteriores, no final da avaliação do Concurso, será realizada uma exposição com fotografias de todas as varandas a concurso, no Celeiro da Cultura. Esta decorrerá entre 2 e 11 de Outubro, sendo inaugurada com a cerimónia de entrega dos prémios.
Sem comentários:
Enviar um comentário