PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

segunda-feira, 26 de maio de 2008

INICIATIVAS DOS JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES CONTINUAM COM GRANDE ADESÃO

No passado Domingo, 25 de Maio, decorreu a Caminhada no concelho de Alandroal, integrada na II Edição dos Jogos da Zona dos Mármores, que continuam a beneficiar de grande adesão por parte da população dos concelhos participantes. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de cento e sessenta pessoas, oriundas dos quatro municípios envolvidos no projecto – Borba, Alandroal, Estremoz e Sousel. O percurso desta caminhada teve início no Alandroal, concentrando-se todos os participantes no Rossio do Arquiz e terminou nas Hortinhas, num total de aproximadamente 10 km. Durante a caminhada, os participantes passaram pelo Santuário do Endovélico e pela Rocha da Mina, nos quais puderam apreciar um pouco da História do concelho anfitrião. A Rocha da Mina, é um Santuário rupestre implantado num esporão rochoso com vertentes abruptas, cuja área habitável é extremamente reduzida. As escadas e os pavimentos talhados na rocha são elementos recorrentes num número relativamente elevado de santuários pré-romanos, alguns dos quais romanizados, e são interpretados frequentemente como "altares de sacrifícios". À passagem pelo Santuário do Endovélico podem observar-se ruínas de um importante santuário de uma divindade pré-latina chamada Endovélico. O seu culto teve uma aceitação extraordinária no período romano, verificando-se que entre os seus cultuantes se encontra uma grande diversidade de pessoas.
Todos os participantes na Caminhada receberam uma T-shirt alusiva aos Jogos da Zona dos Mármores, e no final do percurso puderam conviver no almoço oferecido pela autarquia do Alandroal, que teve lugar no Campo de Tiro de Terena.
Os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições e comunidades locais, com o intuito de aumentar o número de pessoas destes municípios a praticar exercício físico, diminuir o nível de sedentarismo dos nossos concidadãos e sensibilizar os diferentes grupos da população para a importância da actividade física com benefícios para a sua saúde e qualidade de vida de todos. Por outro lado, os Jogos da Zona dos Mármores visam aprofundar a cooperação entre as autarquias, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos diferentes municípios e promovendo uma maior integração sócio-cultural entre as populações localizadas nos diferentes concelhos.
Nesta actividade, assim como em todas as acções promovidas no âmbito dos Jogos da Zona dos Mármores, contou-se com a participação dos quatro municípios que, ao longo dos próximos meses, irão desenvolver, em conjunto, diversas actividades desportivas, que contemplam Caminhadas, Cicloturismo, Malha, Sueca, Dominó, Bilhar, Futsal, Futebol de Praia e Jogos Aquáticos.
No próximo dia 15 de Junho decorre o Torneio de Futsal no concelho vizinho de Sousel. Os interessados podem solicitar mais informações e as fichas de inscrição junto dos Técnicos de Desporto dos respectivos municípios.

Sem comentários: