PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

sábado, 8 de outubro de 2011

Município de Borba tem novo Vereador

O Vereador e Vice-Presidente do Município de Borba, Artur Pombeiro (PS), apresentou na reunião de Câmara do passado dia 28 de Setembro o pedido de suspensão do mandato, por motivos de saúde.
Artur Pombeiro era Vereador em regime de permanência desde Janeiro de 2002, cumpria o terceiro mandato, e era responsável, actualmente, pelos pelouros de “Obras municipais e fiscalização”, “Água e saneamento”, “Trânsito e segurança”, “Mercados, feiras e venda ambulante”, “Parque de máquinas e viaturas”, “Parques e jardins”, “Cemitério”, “Ambiente e limpeza pública”, “Espaços verdes” e “Transportes e Comunicações”. A suspensão do mandato foi também abordada na reunião de Assembleia Municipal, realizada a 30 de Setembro, precisamente no último dia em que exerceu funções, tendo sido reconhecido por todas as forças políticas, Presidente da Assembleia e Câmara Municipal, o meritório trabalho desenvolvido ao longo dos 9 anos e meio em que desempenhou as funções autárquicas.
Hugo Mendanha (PS), Engenheiro Mecânico, de 31 anos, é desde o dia 01 de Outubro o novo Vereador a tempo inteiro do Município, ficando com os mesmos pelouros do anterior Vereador.
O Vereador Humberto Ratado, também em regime de permanência, foi nomeado Vice-Presidente. Do executivo fazem ainda parte Rosa Véstia (PS) e Joaquim Serra (CDU).

Embaixador da Rússia visitou o concelho de Borba

O Embaixador da Rússia em Portugal, Pavel Petrovskiy, visitou esta Terça-feira, 04 de Outubro, o concelho de Borba, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Borba.
A recepção ao Embaixador, que se fez acompanhar pelo Conselheiro Comercial da Embaixada, teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho e desenvolveu-se, posteriormente, pelas unidades de exploração e transformação de mármores da empresa A. Bento Vermelho, Lda, CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, Adega Cooperativa de Borba e Cooperativa de Olivicultores de Borba, dando a conhecer as principais actividades económicas do concelho.
Além da perspectiva de novos contactos empresariais e fortalecimento de relações comerciais já estabelecidas, a nível dos sectores dos mármores e vinhos, já exportados para o mercado russo, ficou já formalizada a intenção do Município de Borba em estabelecer geminações com municípios da Rússia.
Esta visita insere-se na estratégia de divulgação do concelho e das actividades económicas internacionalmente, potenciando a abertura a novos mercados e a perspectiva de novos negócios ou parcerias, que o Município tem vindo a implementar, tendo este ano já recebido a visita dos Embaixadores dos Emirados Árabes Unidos e Angola, e estando em perspectiva a visita de mais embaixadores que foram convidados a conhecer o concelho.

Nova produção de Vinho de Talha em Borba

Numa iniciativa conjunta entre o Município de Borba e a Adega Cooperativa de Borba, reabilitada o ano passado, voltou-se a incentivar a produção do vinho de talha em Borba, que terá continuidade este ano.
Para a recuperação desta tradição, bastante usual no concelho de Borba em diversas adegas e tabernas típicas, foi recuperada a antiga adega do Centro Cultural de Borba, edifício propriedade do Município, onde há várias décadas era produzido vinho através de talha.
Uma tradição que se tem vindo a perder, e que o Município de Borba e a Adega Cooperativa de Borba pretendem manter, tendo produzido cerca de oitocentos litros de vinho branco e idêntica quantidade de tinto no primeiro ano, produção que manterá para este ano. De recordar que o vinho produzido em 2010 foi dado a provar no Dia de S. Martinho, na Festa da Vinha e do Vinho. Para a produção dos vinhos foram seleccionadas as castas tradicionais da região, Rabo de Ovelha e Roupeiro para o vinho branco, Trincadeira, Periquita e Aragonez para o vinho tinto. Tendo em consideração as temperaturas amenas registadas nos meses de Agosto e Setembro, prevê-se um vinho branco bastante fresco e frutado, com um teor alcoólico previsto de 13,5% Vol, e um vinho tinto com muita cor, macieza e estruturado, com um teor alcoólico previsto de 14,5% Vol. No dia de S. Martinho, na Festa da Vinha e do Vinho, se poderá apreciar estas características, juntamente com as castanhas assadas, cumprindo o ditado popular “no dia de S. Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho”, adega que será recriada no recinto do evento.
A produção do vinho de talha, tradicional no Alentejo, e única região do Mundo onde ainda se utiliza esta prática, terá sido iniciada pelos fenícios e difundida pelos romanos.