PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PROVERE PARA A ZONA DOS MÁRMORES FOI APROVADO

O projecto apresentado ao programa PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, no âmbito das Acções Preparatórias, pelos municípios da Zona dos Mármores, liderado pelo Município de Borba, foi aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Apenas dois projectos foram aprovados no distrito de Évora e oito, num total de dezoito apresentados, em todo o Alentejo.
À parceria estabelecida entre os municípios de Borba, Alandroal, Vila Viçosa, Estremoz e Sousel, associaram-se a ASSIMAGRA, CEVALOR, EDC – Mármores, S.A., INETI, Universidade de Évora, LIRIO, Centro de Ciência Viva de Estremoz e Associação de Desenvolvimento Montes Claros, e empresários do sector dos mármores, definindo-se toda a Anticlinal de Estremoz como território-alvo. Com esta candidatura os parceiros pretendem apostar na inovação e na excelência, distinguindo-se positivamente de experiências anteriores, sendo para isso fundamental atrair para o processo os principais interlocutores com efectivo conhecimento do recurso e do território em causa.
Numa reflexão conjunta foram identificados os principais problemas associados ao mármore e ao território-alvo e potenciais oportunidades a explorar mediante o recurso ao PROVERE, debateu-se uma visão estratégica para a valorização do Mármore e do território dos mármores e fez-se uma primeira aproximação aos projectos. O desenvolvimento e a competitividade do cluster das rochas ornamentais no Alentejo requerem, essencialmente, intervenções estratégicas ao nível dos recursos humanos, da estrutura empresarial, dos mercados e da inovação tecnológica e de produto. A assinatura do protocolo de parceria por todos os associados decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba no dia 9 de Julho.
O PROVERE assume como principal objectivo a geração de iniciativas / acções / projectos orientados para fomentar e incrementar a competitividade dos territórios de baixa densidade, mediante o acréscimo de valor económico de determinados recursos endógenos, preferencialmente únicos e determinantes para a base económica do território-alvo, como é o caso do mármore no território destes cinco concelhos, facilitando o acesso aos fundos comunitários através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e dos programas de Desenvolvimento Rural e das Pescas. Em termos de recurso de subsolo, esta zona é uma das regiões com maior riqueza do país, constituindo o sector grande relevância na economia do Alentejo, especialmente na área destes municípios.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

FESTAS EM HONRA DO SENHOR JESUS DOS AFLITOS EM BORBA

A vila de Borba vai celebrar, entre os dias 11 e 18 de Agosto, as festas em louvor do Senhor Jesus dos Aflitos, padroeiro da vila, que reúnem, habitualmente, milhares de visitantes e devotos. As cerimónias religiosas mantêm-se com a sempre comovente Soleníssima Procissão, marcada para o dia 17 de Agosto.
Do programa das festas fazem parte as cerimónias religiosas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, espectáculos musicais, actividades desportivas, culturais, e torneios de jogos tradicionais. Como destaques das tradicionais Festas de Agosto estão agendados os espectáculos musicais com as bandas FONZIE (Sexta-feira, dia 15 de Agosto) e TARA PERDIDA (Sábado, dia 16 de Agosto), e a actuação do Grupo Musical NGB (Domingo, dia 17 de Agosto). Nas Festas de Agosto haverá também torneios de Jogos Tradicionais como a Sueca, Dominó, Malha, Burro, Derrube de Latas, convívio piscatório, gincana de bicicletas, garraiadas nocturnas.
Os principais espectáculos vão decorrer no Largo da Fonte das Bicas e durante a madrugada haverá uma discoteca ao ar livre, para animar as noites de festa.
A Comissão organizadora das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos é constituída pela Câmara Municipal de Borba, Paróquias de Borba e Irmandade do Senhor Jesus dos Aflitos, Junta de Freguesia da Matriz, Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Centro Cultural de Borba, Associação Borba Jovem, Bombeiros Voluntários de Borba, Associação de Dadores Benévolos de Sangue, Centro de Cultura e Desporto da Matriz, Sport Clube Borbense, Associação de Caçadores de Borba, Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Borba e Força Azul.

PROGRAMA

Dia 11 – Segunda-Feira

19.00H – Eucaristia na Capela do Senhor Jesus dos Aflitos
16.00H / 21.00H – Cinema “Indiana Jones e a Caveira de Cristal” (Cine-Teatro de Borba)

Dia 12 – Terça-Feira

19.00H – Eucaristia na Capela do Senhor Jesus dos Aflitos
16.00H / 21.00H – Cinema “ O Incrível Hulk” (Cine-Teatro de Borba)

Dia 13 – Quarta-Feira

19.00H – Eucaristia na Capela do Senhor Jesus dos Aflitos
16.00H / 21.00H – Cinema “O Panda do Kung Fu” (Cine-Teatro de Borba)

Dia 14 – Quinta-Feira

19.00H – Eucaristia na Capela do Senhor Jesus dos Aflitos
21.30H – Garraiada Nocturna (Parque de Feiras e Mercados)

Dia 15 – Sexta-Feira

10.00H – Jogos Tradicionais - Torneios de “Derrube de Latas” e “Jogo do Burro” (Largo da Fonte das Bicas)
12.00H – Eucaristia na Igreja de S. Bartolomeu (Assunção de Nossa Senhora)
17.00H – Torneio de Futebol de 11 (Campo Municipal de Futebol)
18.00H – Torneio de Snooker (Sede do S. C. Borbense)
22.30H – Espectáculo Musical com a Banda FONZIE (Largo da Fonte das Bicas)

Dia 16 – Sábado

10.00H – Jogos Tradicionais - Torneios de “Jogo da Petanca” e “Dominó” (Largo da Fonte das Bicas)
18.00H – Torneio de Snooker (Sede do S. C. Borbense)
19.00H – Eucaristia Vespertina na Capela do Senhor Jesus dos Aflitos
20.00H – Procissão com a Imagem do Senhor Jesus dos Aflitos, para a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
22.30H – Concerto pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba (Coreto do Jardim Municipal)
23.30H – Espectáculo Musical com a Banda TARA PERDIDA (Largo da Fonte das Bicas)

Dia 17 – Domingo

09.00H – Convívio Piscatório na Barragem do Divor
10.00H – Jogos Tradicionais - Torneio de Malha (Largo da Fonte das Bicas)
10.00H – Gincana de Bicicletas, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho
12.00H – Eucaristia Solene, em honra do Senhor Jesus dos Aflitos e de Nossa Senhora das Neves, na Igreja Matriz
19.00H – SOLENÍSSIMA PROCISSÃO, com as imagens do Senhor Jesus dos Aflitos e Nossa Senhora das Neves, acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba
22.30H – Concerto pela Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal (Coreto do Jardim Municipal)
23.30H – Espectáculo com o Grupo Musical NGB (Largo da Fonte das Bicas)

Dia 18 – Segunda-Feira

10.00H – Jogos Tradicionais - Torneio de Sueca (Largo da Fonte das Bicas)
18.30H – Eucaristia na Igreja Matriz
19.00H – PROCISSÃO de regresso da imagem do Senhor Jesus dos Aflitos à sua Capela Acompanhada pela Banda do Centro Cultural de Borba
21.30H – Garraiada Nocturna (Parque de Feiras e Mercados)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FUTEBOL DE PRAIA NOS JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES

No passado Sábado, dia 2 de Agosto, jogou-se Futebol de Praia na Praça de Touros da Aldeia da Venda, no concelho do Alandroal, num torneio integrado na II Edição dos Jogos da Zona dos Mármores.
A iniciativa contou com a participação de duas equipas de Escalão Único Masculino, constituídas por jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Nesta actividade dos Jogos da Zona dos Mármores apenas participaram equipas dos concelhos de Borba e Alandroal, não estando representados os concelhos de Estremoz e Sousel.
O jogo de Futebol de Praia decorreu na arena da Praça de Touros, devidamente adaptada com areia da praia, as balizas e as linhas de campo, onde durante quarenta e cinco minutos ambas as equipas se debateram pela vitória, que veio a ser alcançada pela equipa anfitriã.
Todos os participantes do Futebol de Praia receberam uma T-shirt alusiva aos Jogos da Zona dos Mármores e, no final da prova puderam conviver no jantar oferecido pela autarquia do Alandroal, que teve lugar no Restaurante “O Tarro”, na Aldeia da Venda,
Os Jogos da Zona dos Mármores, edição 2008, tiveram início no concelho de Borba no dia 4 de Maio e têm o encerramento agendado para dia 26 de Outubro, no concelho de Estremoz. Até lá, os interessados podem continuar a participar nas actividades que os quatro municípios vão desenvolver em conjunto no decorrer dos próximos meses. A próxima actividade agendada é a Caminhada no concelho de Sousel que terá lugar no dia 7 de Setembro. Segue-se o Cicloturismo no Alandroal, a 14 de Setembro, o Bilhar em Estremoz, a 27 de Setembro, o Torneio de Malha em Estremoz, a realizar no dia 12 de Outubro, e a Caminhada no concelho de Estremoz, a 26 de Outubro, dia de encerramento da II Edição dos Jogos dos Mármores. Além destas actividades vão realizar-se os Jogos Aquáticos no concelho de Sousel, em data ainda a definir, uma vez que a iniciativa teve que ser adiada.
Os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições e comunidades locais, com o intuito de aumentar o número de pessoas destes municípios a praticar exercício físico. Por outro lado, visam aprofundar a cooperação entre as autarquias, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos diferentes municípios e promovendo uma maior integração sócio-cultural entre as populações localizadas nos diferentes concelhos.
Os interessados podem solicitar mais informações e as fichas de inscrição junto dos Técnicos de Desporto dos respectivos municípios.