PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FESTA DA VINHA E DO VINHO’08 ELEGEU A RAINHA DAS VINDIMAS DE BORBA

A 17ª edição da Festa da Vinha e do Vinho abriu ao público no Sábado, 8 de Novembro, e decorre até Domingo, 16 de Novembro, promovendo os vinhos do Alentejo, equipamentos e serviços vitivinícolas, produtos regionais, gastronomia, artesanato, e mostra empresarial e institucional, organizada pelo Município de Borba, ATEVA e Área Regional de Turismo do Alentejo. Num pavilhão com uma área de 5.000 m2, integra diversas feiras temáticas com a presença de 75 expositores, dos quais 14 são produtores de vinho com cerca de 150 marcas para degustação e venda.
No primeiro fim-de-semana foram registados cerca de 12.000 mil visitantes, que puderam assistir a inúmeras actividades culturais, desportivas e recreativas. Depois da Sessão Solene de Abertura da Festa e do hastear das bandeiras, convidados e visitantes percorreram o centro da vila de Borba no tradicional e típico Circuito das Tascas, com a presença da Confraria dos Enófilos do Alentejo e Confraria Gastronómica do Alentejo, com a animação de poetas populares. À tarde decorreu o XIV Festival de Bandas Civis e o Troféu de Futebol de Veteranos.
Pela primeira vez, decorreu a Gala da Rainha das Vindimas de Borba, que elegeu a jovem Rosa Cabaço, de 23 anos, como Rainha e Miss Fotogenia, que representará o Município na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal 2009, promovida pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no dia 30 de Abril de 2009 em local ainda a definir. Para 1ª Dama foi eleita Ângela Bravinho, de 28 anos, e para 2ª Dama e também Miss Simpatia foi seleccionada Sónia Boleta, de 30 anos. As doze participantes desfilaram em roupa prática, vestido de noite e traje alusivo à vinha e ao vinho, num concurso que teve a colaboração dos Estúdios Correia.
A manhã de Domingo contou com actividades desportivas, o Torneio de Malha e o I Passeio BTT Festa da Vinha e do Vinho, com cerca de 40 betetistas a percorrerem 42 quilómetros entre vinhas, olivais e pedreiras, pelas mais bonitas paisagens do concelho. O Pavilhão de Espectáculos da Festa recebeu o Encontro de Blog´s, numa mesa redonda com cerca de 50 participantes de diversas localidades.
Pelas ruas da vila, decorreu uma das novidades do programa da Festa da Vinha e do Vinho’08, o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho, com a representação das diversas fases do processo produtivo do vinho pelas associações e colectividades do concelho, com quadros representativos do amanho da terra e plantação da vinha (pelos jovens do Barro Branco), poda (Centro de Cultura e Desporto da Matriz/Junta de Freguesia da Matriz), sulfatar (Associação de Reformados de Borba/Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Borba), vindima (Casa da Cultura da Orada), pisa da uva (Escola EB2,3 Padre Bento Pereira de Borba) e prova/taberna (Clube de Rugby de Borba). Desfilou também o carro da Rainha das Vindimas de Borba e restantes eleitas. O cortejo foi animado pelo Grupo de Poetas Populares de Rio de Moinhos e os ranchos folclóricos Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), Campo Maior e Grupo de Folklore Extremeno El Escarámujo (Cáceres - Espanha), que participaram no tradicional Encontro de Folclore. A noite foi preenchida pela música dos irmãos Sérgio e Nélson Rosado, que integram o grupo “Os Anjos”.
Até Domingo, a Festa da Vinha e do Vinho conta com inúmeras actividades de interesse e um programa repleto de cultura, desporto e animação.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BORBA RECEBE A PRIMEIRA LOJA DO CIDADÃO DE 2ª GERAÇÃO NO ALENTEJO

O Acordo de Colaboração para a abertura da Loja do Cidadão de 2ª Geração em Borba foi assinado entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, Estrutura de Missão das Lojas do Cidadão de 2ª Geração e o Município de Borba, numa cerimónia que decorreu esta Terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba, com a presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local.
A Loja do Cidadão de 2ª Geração irá abrir no primeiro trimestre de 2009 no novo edifício da Conservatória do Registo Civil e Predial e Cartório Notarial de Borba, com uma área de 400 m2, num investimento de cerca de 250 mil euros, tornando-se na primeira a abrir no Alentejo e das primeiras no país. Actualmente, existem lojas do cidadão de 1ª Geração nos concelhos de Lisboa (2), Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu e Setúbal, e abriu em Dezembro de 2007 a primeira Loja de 2ª Geração em Odivelas, seguindo-se em Borba e mais nove municípios durante o ano de 2009.
As novas Lojas do Cidadão caracterizam-se por um ponto privilegiado de contacto com os serviços públicos da Administração Central e Local, e mesmo com os serviços privados conexos, prestando um conjunto de serviços adequados às necessidades dos cidadãos residentes em cada concelho.
A Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, fez o historial do projecto Loja do Cidadão e as razões que levaram à sua implementação em 1999, registando até este ano mais de 68 milhões de atendimentos, classificando-o como “um modelo mais racional e com mais qualidade e conveniência, que melhor satisfaz os cidadãos”, que se pretende vir a estender a todas as sedes de concelho, considerando tratar-se de uma “visão moderna de serviço público”. Realçou ainda a colaboração que a Administração Central e as autarquias têm vindo a desenvolver para “uma administração pública melhor e mais próxima do cidadão”.
Ângelo de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Borba, destacou o empenho da autarquia em contar com uma Loja do Cidadão no concelho, defendendo a “introdução de medidas que visem a redução de custos, essencialmente dos custos de tempo”, considerando estar-se assim a “contribuir para que a desburocratização se concretize”. Salientando também esta parceria entre a Administração Central e Local, relembrou outros exemplos no concelho, como a empresa EDC – Mármores, S.A. e os Serviços de Notariado, que têm o objectivo de melhor servir as populações. Para acompanhar a modernização administrativa que se está a implementar, Ângelo de Sá solicitou o apoio do Governo para a necessidade de modernização do edifício da autarquia.
Eduardo Cabrita, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, considerou a assinatura do Acordo de Colaboração como uma “parceria para a modernidade”, defendeu a abertura da Loja do Cidadão em Borba como uma opção de “justiça de coesão territorial” e salientou a “capacidade de inovação que o Município de Borba têm vindo a demonstrar”, apelidando-o como um “parceiro nos desafios do desenvolvimento”.