PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

domingo, 8 de julho de 2012

PSD Borba é contra a manutenção da freguesia de S. Bartolomeu


No momento em que está a decorrer o período de pronúncia pelas assembleias municipais sobre a reorganização administrativa das freguesias, o PSD Borba apresentou uma proposta de fusão das freguesias de S. Bartolomeu e Matriz. E porquê? Perguntamos nós.
Porque o PSD entende que a agregação das duas freguesias se traduz numa “mais-valia” para todos os seus residentes, “mais-valia” essa que se traduzirá num reforço de competências, através de um novo regime de atribuições e competências, acompanhado do reforço das correspondentes transferências do Estado, sendo que a participação no fundo de financiamento das freguesias, da freguesia criada por agregação, é aumentada em 15% até ao final do mandato seguinte à respetiva agregação, desde que essa agregação resulte de pronúncia da Assembleia Municipal.
O PS Borba entende que a agregação em nada cria qualquer “mais-valia” para a população, antes pelo contrário, esvazia cada vez mais o verdadeiro poder, que é aquele que está mais próximo do povo, que resolve os seus pequenos grandes problemas.
O PS Borba lamenta que o PSD Borba esteja mais interessado em defender os interesses do Governo e partidários do que os verdadeiros interesses da população e do concelho.
O PS Borba informa também a população que houve grandes divergências de postura dos eleitos do PSD nas assembleias de freguesia. A saber:
- freguesia Matriz: eleitos do PSD abstiveram-se, a votação foi por maioria pela não agregação das freguesias;
- freguesia S. Bartolomeu: eleito do PSD absteve-se; a votação foi por maioria pela não agregação das freguesias;
- freguesia Orada: apesar de não haver eleitos do PSD, a votação foi por unanimidade pela não agregação de freguesias;
- freguesia de Rio de Moinhos: eleitos do PSD votaram favoravelmente à não agregação e, como tal, por unanimidade.
Esta votação demonstra a verdadeira desorientação semelhante à do Governo em matéria de reorganização administrativa do país. Aliás, vem na sequência da posição do PSD Borba que parece mais interessado em cumprir ordens superiores do que defender as populações pelas quais foram eleitos.
Na atual situação do nosso país, em que os fracassos totais das políticas nacionais aplicadas ao Poder Local são impressionantes estas posições do PSD Borba.
- estamos a assistir ao maior ataque às autarquias desde o 25 de abril de 1974;
- estamos a assistir ao maior aperto financeiro das autarquias;
- estamos a assistir ao fim das freguesias com o objetivo de acabar também com as câmaras municipais.
Mas isto não é só na política local, na política nacional assistimos:
- o deficit é o que se sabe;
- as medidas inconstitucionais mostram um profundo desrespeito pelos cidadãos e pela lei fundamental do país, etc, etc, etc!
Estas políticas estão a levar ao completo desastre da economia portuguesa. É necessário mudar. O PS é a força central de um projeto de mudança.


Borba, 06 de julho de 2012
O Secretariado do Partido Socialista - Secção de Borba