PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Município de Borba vai requalificar a Escola Básica Padre Bento Pereira e o Centro Escolar

O executivo do Município de Borba aprovou, em reunião de Câmara Extraordinária realizada esta Quinta-feira, 24 de Março, a abertura do concurso público para a requalificação da Escola Básica Padre Bento Pereira e Centro Escolar, no valor estimado de 4,8 milhões de euros. O procedimento foi aprovado com votos favoráveis dos eleitos do PS e contra do eleito da CDU.
A intervenção decorrerá numa área de cerca de 20.550 m2, com o edifício da Escola Básica Integrada a ficar implantado no terreno ocupado pela actual escola, que será demolida em duas fases. O Centro Escolar abrangerá as valências de Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º Ciclo, integrados numa única escola, partilhando propósitos de funcionamento comuns, numa perspectiva de ocupação de cerca de 825 alunos.
O Centro Escolar será divido em três pólos distintos. O Pólo A integrará espaços comuns da Escola, como o refeitório e a biblioteca. O Pólo B incluirá as salas de aula do Jardim de Infância e do 1º Ciclo. O Pólo C incluirá as salas do 2º e 3º ciclo e restante conteúdo programático.
O valor da obra, estimado em 4,8 milhões de euros, será repartido em 3.799.950,29 euros para a requalificação da Escola Básica Padre Bento Pereira e 1.042.463,61 euros para a construção do Centro Escolar. Trata-se de mais um importante investimento na área de Educação, que dotará o concelho de um estabelecimento escolar capaz de responder às necessidades lectivas durante as próximas décadas.

Apresentação de Diagnóstico para a Sustentabilidade de Borba - Agenda 21 Local

No dia 25 de Março, pelas 21.00 horas, no Cine-teatro de Borba, teve lugar a apresentação do Diagnóstico para a Sustentabilidade de Borba, resultado da primeira fase do processo da Agenda 21 Local.
A Agenda 21 Local consiste num programa configurado para implementar o Desenvolvimento Sustentável a nível local, comprometendo sistemas e processos locais/regionais na integração do desenvolvimento ambiental, económico, cultural e social.
A Agenda 21 Local de Borba existe fundamentalmente para configurar soluções e estratégias participadas que possam resolver problemas e atingir ambições locais. Para que este desígnio se concretize e espelhe a realidade concelhia, a participação da população é um elemento chave em todo o processo.
O início do processo de implementação da Agenda 21 Local contempla a elaboração do Diagnóstico para a Sustentabilidade, que consiste na identificação dos principais problemas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento de um território. Este documento contempla a caracterização do território de intervenção segundo as dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, económico e cultural), a identificação das potencialidades e estrangulamentos existentes e a identificação do impacte das actividades humanas na sustentabilidade.
É com base no Diagnóstico para a Sustentabilidade que irão assentar as grandes directrizes e opções estratégicas do desenvolvimento sustentável de Borba, que vão estar delineadas no Plano de Acção.
As acções de participação pública realizadas nesta primeira fase, tiveram como objectivo cumprir um dos princípios fundamentais deste processo que consiste no envolvimento da população. Esta dinâmica permite identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da qualidade de vida no concelho, de forma transparente e participada, fomentando o sentido de pertença e a cidadania.
Este diagnóstico é um instrumento de caracterização do território e de identificação das potencialidades e constrangimentos do concelho, pelo que a participação da população se revela essencial, permitindo assegurar que as preocupações e aspirações dos munícipes são atendidas e consideradas no desenvolvimento de todo o processo.
O desenvolvimento do processo da Agenda 21 Local de Borba tem como referencial o Manual para a Implementação da Agenda 21 Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA, 2007). Este projecto é Co-financiado pelo QREN, no âmbito do Inalentejo.

Município de Borba aprovou nova imagem corporativa

O Município aprovou em reunião de Câmara a nova imagem corporativa a adoptar no processo comunicativo da autarquia.
O novo logótipo foi elaborado a partir da origem da palavra Borba, foi criada uma estrutura iconológica, a letra b referente à palavra Borba e associada a conotações positivas do concelho, como “beleza”, “bom vinho”, “boa gastronomia” e “bem-estar”. Na letra esculpiu-se uma torre alusiva às portas do Castelo, e dois peixes (barbos), em perfeita união e equilíbrio que, de uma forma simples e minimalista, tentam criar um ícone visual alusivo à lenda e à própria essência da palavra Borba.
Para a concepção do logótipo foram adoptadas duas cores, o verde e o preto. A cor verde simboliza a natureza, o crescimento e a fase de ascensão, e ilustra os nossos campos que em grande parte do ano se mantêm verdes, as vinhas, olivais e a serra. Esta cor é também sinónimo de harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental e paz. Já a cor preta funciona como a base estrutural do logótipo e é sinónimo de poder, modernidade, sofisticação, formalidade e elegância.
Foi também aprovado o logótipo do Balcão Único, também com a letra b, mas com diferenças estéticas, por se tratar de abordagens diferentes, já que este assume uma vertente mais comercial, no conceito de loja e atendimento. A necessidade de criação de uma imagem para o Balcão Único está ligada à criação de um serviço moderno, num espaço apelativo e acolhedor com o intuito de uma maior aproximação entre o Município e os munícipes. Alem dos logótipos, foram ainda aprovadas os respectivos Manuais de Normas Gráficas.

Corta-Mato Distrital reuniu 1.300 jovens em Borba

Cerca de 1.300 jovens do distrito de Évora participaram esta Quinta-feira, 10 de Fevereiro, no Corta-Mato do Alentejo Central que decorreu em Borba, no Parque de Feiras e Exposições, no âmbito do Desporto Escolar.
A organização da prova esteve a cargo do Gabinete de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba e do Gabinete de Desporto Escolar da Direcção Regional de Educação do Alentejo.
A prova foi disputada nas categorias de infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, masculinos e femininos, reunindo atletas de 32 escolas do distrito, num percurso delineado ao longo do Parque de Feiras e Exposições, com apoio logístico no Pavilhão de Eventos de Borba.
Os atletas do concelho de Borba alcançaram três lugares no pódio, com o 2.º lugar por equipas em infantis B (femininas), 2.º lugar por equipas em infantis A (masculinos) e o 3.º lugar individual em infantis B (masculino).
Esta iniciativa desportiva teve o apoio do Município de Borba, Junta de Freguesia de Matriz, Bombeiros Voluntários de Borba, Cruz Vermelha de Estremoz, Protecção Civil de Évora, Guarda Nacional Republicana (Escola Segura), Regimento de Cavalaria de Estremoz, Centros de Saúde de Borba e Estremoz e Santa Casa da Misericórdia de Borba, e das empresas Padaria Galvão, Modelo de Estremoz, Anibrinde e SEL.