PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar cantaram as Janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba

Os alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar das escolas de Borba cantaram, esta terça-feira, 11 de Janeiro, as Janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente, Dr. Ângelo de Sá, e pelo Vereador da Cultura e Desporto, Dr. Humberto Ratado.
Cerca de 250 crianças, acompanhadas pelos docentes e auxiliares de educação, cumpriram a tradição que se assinala no dia 06 de Janeiro. Enfeitados com coroas de Reis e Rainhas, as crianças entoaram cantigas preparadas para assinalar esta data.
Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano, servindo para ensinar aos mais pequenos esta tradição do concelho e da região.
Segundo a tradição cristã, o dia de Reis terá sido o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de alguns magos do Oriente que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, sendo o dia em que se encerram os festejos natalícios e se desarmam os presépios.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agenda 21 Local de Borba promove sessões de participação pública


No âmbito do processo de elaboração da Agenda 21 Local de Borba, irá decorrer a primeira sessão de participação pública para recolha de contributos da população no que ao desenvolvimento do concelho diz respeito.
Estes contributos têm, para já, o objectivo de auxiliarem a elaboração do Diagnóstico para a Sustentabilidade de Borba, que consiste na caracterização do território, identificando as principais fragilidades e potencialidades do concelho. Espera-se assim que os munícipes contribuam para a elaboração do documento que servirá de base à Agenda 21 Local, apresentando sugestões e opiniões, extremamente importantes na definição de uma visão estratégica em que assentarão as políticas e acções a aplicar futuramente no concelho.
Nestas mesmas sessões, que decorrerão nas freguesias rurais e na sede de concelho, será também abordada a temática da recolha selectiva de resíduos, questão crucial para um desenvolvimento que se pretenda sustentável.
As sessões estão marcadas para segunda-feira, dia 10 de Janeiro, na Casa do Povo de Orada, terça-feira, dia 11 de Janeiro, na Casa do Povo de Rio de Moinhos, e quarta-feira, dia 12 de Janeiro, no Cine-Teatro de Borba, todas às 18.30 horas. Aos participantes serão oferecidos ecopontos.
Além destas sessões, o Município de Borba tem vindo a recolher os contributos da população através da realização de inquéritos de rua, e irá desenvolver diversas acções ao longo deste ano. A Agenda 21 Local define-se como um processo em que as autoridades e a comunidade trabalham para definição de uma estratégia conjunta e na aplicação de projectos e iniciativas tendo em vista a melhoria da qualidade de vida a nível local. Este processo resulta da necessidade de aplicar, localmente, os princípios da Agenda 21, adoptada na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, vulgarmente designada por Cimeira da Terra, realizada em 1992 no Rio de Janeiro.
Borba, assim como os restantes municípios do Alentejo Central, estão neste momento a desenvolver as suas Agendas 21 Locais com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, no âmbito da operação “Elaboração e implementação da Agenda 21 Local do Alentejo Central”, financiada pelo INALENTEJO.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Câmara Municipal de Borba aprovou orçamento de 15,9 milhões de euros para 2011

A autarquia de Borba conta em 2011 com um orçamento de 15,9 milhões de euros, aprovado em reunião de Câmara com os votos favoráveis dos eleitos do PS e contra da CDU.
O orçamento apresenta despesas correntes no valor de 7,3 milhões de euros e despesas de capital de 8,5 milhões de euros.
Submetido à aprovação da Assembleia Municipal, o documento foi aprovado com os votos favoráveis dos deputados do PS e contra dos deputados do PSD e CDU.
Num período de grande turbulência do sistema económico-financeiro no quadro internacional, com reflexos no nosso país, este orçamento reafirma a visão estratégica preconizada para o concelho nos últimos anos, que pressupõe não só o presente, mas a qualidade de vida das gerações futuras, através da valorização dos recursos endógenos, do incremento da inclusão social e da promoção de um desenvolvimento económico sustentável. O documento foi elaborado com base num cenário de rigor e grande exigência, de forma a não comprometer as gerações vindouras, e imprescindível para enfrentar os novos desafios com coragem e determinação.
A visão estratégica definida pretende afirmar o concelho como uma referência no Alentejo, mais qualificado, coeso e competitivo, um concelho sustentável, moderno e inovador, assente em cinco linhas estratégicas: projectar o desenvolvimento do concelho; afirmar uma educação de excelência; promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável; desenvolver a coesão e a justiça social; e potenciar o turismo, a competitividade, a inovação e o empreendorismo.