PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CAMPEONATO REGIONAL DE DESPORTO ESCOLAR DECORREU EM BORBA

A cidade de Borba foi, no passado fim-de-semana, anfitriã dos Campeonatos Regionais do Desporto Escolar nos escalões iniciados e juvenis masculinos e femininos.
A competição reuniu 262 alunos, acompanhados por 37 professores, representantes de 42 escolas de todo o Alentejo, nas modalidades de Badminton, Natação e Ténis de Mesa. A modalidade de Badminton foi disputada no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba e a de Ténis de Mesa foi discutida no Pavilhão de Eventos de Borba. A competição da modalidade de Natação teve lugar na Piscina Municipal de Estremoz.O Desporto Escolar tem objectivos e finalidades educativas promovendo o desenvolvimento desportivo e pretende combater o abandono e o insucesso escolar para que todos os alunos estejam inseridos no sistema de educação. A importância do Desporto Escolar na vida escolar das crianças e jovens deve ser valorizada. A actividade física e desportiva assume particular importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, como forma de combate ao problema crescente do excesso de peso e obesidade nas faixas etárias mais baixas.Os jovens apurados nos Campeonatos Regionais de Badminton, Natação e Ténis de Mesa vão agora disputar os lugares cimeiros dos Campeonatos Nacionais que decorrem em Albergaria-a-Velha (21 a 23 de Maio), Mealhada (21 a 23 de Maio) e Albergaria-a-Velha (28 a 30 de Maio), respectivamente.A organização dos Campeonatos Regionais de Badminton, Natação e Ténis de Mesa, em Borba, esteve a cargo da Coordenação Local do Desporto Escolar do Alentejo Central, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Borba. Esta iniciativa teve o apoio dos Municípios de Borba e de Estremoz, dos Bombeiros Voluntários de Borba, da Escola Segura, da Junta de Freguesia da Matriz, da Santa Casa da Misericórdia, do CCD da Matriz e das entidades Anibrinde, Sovibor, Adega Cooperativa de Borba, Joaquim Mendes, Clérigo & Filhos, Plácido Simões, Pedras & Pedras, SEL, Crédito Agrícola de Borba, Rádio Borba e Jornal Terras Brancas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO BORBA FLORIDA 2010

O Município de Borba abriu ontem as inscrições para o concurso Borba Florida 2010, a decorrer até 30 de Abril.
As inscrições estão abertas a todos os munícipes de Borba que possuam varandas ou janelas para exposição das flores, desde que estas sejam visíveis da via pública, mas apenas os moradores do centro histórico de Borba serão avaliados. A autarquia fornece as floreiras e plantas aos novos participantes mediante o pagamento de 3,00 €, entregando gratuitamente as flores aos participantes das edições anteriores.Durante os meses de Maio e Setembro, o Júri do concurso efectuará três visitas aos inscritos, avaliando a evolução/manutenção da floração, enquadramento, conjugação de espécies e coloridos e o estado fitossanitário, distinguindo as três melhores varandas e janelas. A divulgação dos resultados será tornada pública até 30 de Setembro, e a entrega dos prémios decorrerá no dia 01 de Outubro, com a inauguração da exposição com fotografias de todas as varandas a concurso, que estará patente ao público até 10 de Outubro, no Palacete dos Melos. As inscrições, através de ficha destacável, podem ser efectuadas no Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba, ou enviada por e-mail para o endereço gabineteverde@cm-borba.pt, onde poderão ser solicitadas mais informações.

MUNICIPIO DE BORBA INTEGRA A PARCERIA TEIAS - REDE CULTURAL DO ALENTEJO

O Município de Borba aprovou em reunião de Câmara a apresentação da candidatura Teias – Rede Cultural do Alentejo, no âmbito do Eixo 3 - Equipamentos Culturais – Programação Cultural em Rede, do Programa Operacional Regional InAlentejo.
O projecto é apresentado em parceria, liderada pelo Município de Évora, com os municípios de Borba, Alandroal, Montemor-o-Novo, Portel, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Palmela, Estremoz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, num investimento estimado em cerca de 900 mil euros, com um financiamento elegível de 60%, a executar nos anos de 2011 e 2012.Pretende-se com esta candidatura contribuir para a melhoria das condições de acesso e fruição aos bens culturais e um fomento da participação activa dos cidadãos na actividade cultural, baseada em quatro componentes: acções educativas, itinerância de espectáculos, aquisição de bilheteiras electrónicas e comunicação e divulgação.No que se refere às acções a desenvolver pelo Município de Borba, abrangerão o serviço educativo em rede e itinerâncias com agentes locais, com a participação de diferentes equipamentos culturais, num valor de 66 mil euros.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

MUNICIPIO DE BORBA E FDTI RENOVAM PROTOCOLO PARA A REALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO MODELAR CERTIFICADA

O Município de Borba e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação renovaram o protocolo de cooperação para a continuação da realização de Formação Modular Certificada na área das Ciências Informáticas.
Este protocolo tem como principal objectivo a criação de um Centro de Divulgação das Tecnologias de Informação (CDTI) Temporário, nas instalações do Palacete dos Melos e do Fórum Transfronteiriço, equipamentos pertencentes ao Município de Borba, com a finalidade de prosseguir a realização de Formação Modular Certificada na área das Ciências Informáticas.No âmbito deste protocolo, compete à Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação definir e avaliar as acções a desenvolver; definir, conceber e calendarizar os cursos a ministrar, assim como toda a preparação e desenvolvimento dos respectivos cursos. Ao Município de Borba cabe a disponibilização dos espaços, com todas as condições necessárias, assim como o apoio ao funcionamento e divulgação dos cursos A celebração deste protocolo visa permitir a criação de oportunidades de aquisição de conhecimentos na área das Tecnologias da Informação. Tendo em conta que o desenvolvimento da Sociedade de Informação em Portugal está intrinsecamente ligado aos principais desafios da sociedade portuguesa, visando a ampla mobilização das pessoas e das organizações para o uso generalizado das novas tecnologias de informação e comunicação, os objectivos últimos desta parceria são melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e desenvolver as condições para a criação de riqueza num mundo cada vez mais competitivo em tecnologias e conhecimento, dando oportunidade aos cidadãos de participar nessa sociedade e, desse modo, beneficiar de vantagens que ela oferece.