PS Nacional PS Federação de Évora Autárquicas Borba '13 JS Borba

quarta-feira, 30 de abril de 2008

FEIRA DE ERVAS ALIMENTARES ARRANCA NA PRÓXIMA SEMANA

A Câmara Municipal de Borba, em parceria com a Junta de Freguesia de Orada, com a Casa de Cultura de Orada, com a Associação de Desenvolvimento Montes Claros e com a Cooperativa de Olivicultores de Borba, está a ultimar os pormenores para a abertura das portas da Feira de Ervas Alimentares ’08, que decorre em Orada entre os dias 9 e 11 de Maio.
Este certame tem como principal objectivo promover, em torno das ervas alimentares, uma série de actividades económicas relacionadas com a agricultura, que constitui a principal forma de subsistência da população da freguesia rural de Orada. A localização da Feira de Ervas Alimentares na Orada surge na sequência da política de desenvolvimento integrado do concelho, adoptada pela autarquia de Borba, contrariando a tendência de esvaziar as freguesias para fazer crescer a sede do concelho.
Com esta iniciativa, a autarquia de Borba pretende valorizar a importância das plantas que crescem naturalmente nos campos alentejanos e que, desde há longos anos, fazem as delícias da cozinha tradicional alentejana, assim como aproveitar a sabedoria das gentes da Orada, sobretudo dos mais idosos, no que diz respeito à utilização das ervas tanto a nível alimentar como para fins medicinais como forma de dinamização económica da freguesia.
Utilizadas na gastronomia local e regional para confeccionar inúmeros pratos, as ervas alimentares proporcionam paladares e cores únicas a manjares que foram aperfeiçoados ao longo dos séculos, que podem ser apreciados pelos visitantes nas provas gastronómicas que decorrem durante os três dias do evento, com a colaboração das tasquinhas presentes. A utilização de plantas para fins medicinais desperta cada vez maior interesse, pelo sucesso alcançado no tratamento de várias doenças, e pelo incremento que as medicinas alternativas têm vindo a assumir. A decoração e aplicação na indústria química e de bebidas, assim como todas as potencialidades que o sector evidencia, tornam este evento num acontecimento único na região. A par das ervas alimentares, são promovidos outros produtos regionais, como os queijos, vinho, azeite, enchidos, compotas e doçaria, pelos expositores presentes este ano no Pavilhão de Feiras e Exposições de Orada, com a área coberta de 800 metros quadrados, onde podem ser também adquiridos chás, doçaria, licores e essências à base de ervas, artesanato e peças de decoração com plantas. Trata-se de um certame que continua a ser a montra dos produtos tradicionais do concelho de Borba, apostando não só na sua comercialização mas, sobretudo, na sua valorização e reconhecimento enquanto património vivo do concelho.
Durante o decorrer da 6ª. Feira de Ervas Alimentares, os visitantes poderão participar nas provas gastronómicas, promovidas pelas tasquinhas presentes no certame, onde poderão deliciar-se com pratos como a Sopa de Tomate com Oregãos, Grãos com Cardos, Feijão com Alabaças, Açorda de Poejos com ovo, Feijão com Poejos, Sopa de Hortelã e Omolete de Espargos, pratos confeccionados com algumas das ervas que podem ser adquiridas no espaço da feira.
Para a 6ª. Edição da Feira de Ervas Alimentares foi preparado um programa de animação que integra música, danças, jogos tradicionais, actividades desportivas e muito mais.
A Cerimónia de Inauguração decorre no dia 9 de Maio, às 19h00, com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba. À noite, pelas 21h30, o palco da feira recebe o IX Festival de Dança Jovem, com a participação dos grupos Juvendance (Orada), Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa, Ginarte (Estremoz), Body Combat (Estremoz), One Reason (Casa Branca), Renascer (Arcos), Flashdance (Rio de Moinhos), Top Dance (Barro Branco), N´Club (Nora), Crazy Dance (Sousel), Lup Dance (Santo Amaro), Multi Ritmos da Santa Casa da Misericórdia de Borba.
No sábado e domingo, a feira abre ao público às 10h00 e a animação irá estender-se ao longo dos dois dias.
No Sábado, às 09h00 decorre o Passeio “Eu e a minha família”, saindo os participantes de Borba em direcção à Orada, ao recinto da Feira de Ervas Alimentares. Às 09h30 tem início o Seminário sobre Saúde Preventiva, promovido pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL) e pelo Município de Borba. À tarde, pelas 16h30, tem lugar a actuação do Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Massamá, no palco da feira.
Para as 20h00 está programado o Desfile dos Grupos Folclóricos, seguido do Festival de Folclore, com a participação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), do Rancho Folclórico “Flores da Beira”, Infantil e Adulto (Oeiras), do Grupo de Danças e Cantares “Os Amigos do Minho” (Amadora), da União Cultural e Folclórica da Bobadela (Bobadela) e do Grupo Agla de Montijo (Extremadura - Espanha).
No Domingo, dia 11, pelas 09h00, tem início o Passeio de BTT, inserido nos Jogos da Zona dos Mármores, com concentração junto aos Paços do Concelho (Borba) e final na Feira de Ervas Alimentares. Às 09h30 começa o Passeio de Cicloturismo, organizado pela Casa da Cultura da Orada, com concentração junto ao Pavilhão da Feira de Ervas Alimentares. Para a mesma hora está programado o Torneio de Malha e Burro, junto ao recinto da feira.
Às 10h00, decorre o Passeio Pedestre “A Diversidade das Plantas”, promovido pelo CEIA – ADMC. No que respeita a espectáculos, destaque para a actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa Palhas e Moinhas, pelas 21h00 no palco da feira.
Durante o decorrer das últimas edições da Feira de Ervas Alimentares, têm passado pelo pavilhão do certame alguns milhares de visitantes, números demonstrativos da afirmação que o evento tem registado na região e do interesse que a temática começa a despertar a nível nacional. Ao apostar na promoção deste evento, a autarquia de Borba incentiva o investimento nas diversas potencialidades que o sector apresenta, contribuindo para o desenvolvimento de uma freguesia essencialmente rural e para a criação de postos de trabalho.

terça-feira, 22 de abril de 2008

BORBA E CHINA INTENSIFICAM AS RELAÇÕES COMERCIAIS E INSTITUCIONAIS

As relações institucionais entre Borba e a província de Zhejiang, na China, foram reforçadas esta Segunda-feira, 21 de Abril, com a recepção de uma nova Delegação do Governo daquela província chinesa. Sete governantes de Zhejiang foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Borba, Presidente da Assembleia Municipal de Borba e Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Borba, numa troca de impressões sobre as duas regiões relativamente às potencialidades económicas e oportunidades de investimento. A par do interesse chinês pelos vinhos, que a Adega Cooperativa de Borba tem vindo a exportar para a região de Zhejiang, a qualidade dos mármores começa a ser bastante apreciada, podendo vir a incrementar as relações comerciais. Outros sectores económicos foram abordados, perspectivando o investimento chinês no concelho, nomeadamente, na exploração de energias renováveis. Neste encontro foi reforçada a intenção da autarquia na geminação com a cidade de Taizhou, tendo a delegação chinesa manifestado prontamente total empenho, estabelecendo contactos com os responsáveis políticos daquela cidade de forma a que a geminação se concretize.
A visita ao concelho passou pela exploração de mármores Plácido José Simões, S.A. e CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, de forma a tomarem contacto com todo o processo de exploração/transformação, investigação e controlo de qualidade do mármore, e Adega Cooperativa de Borba, com visita às instalações, apresentação dos diversos processos de produção do vinho e degustação de vinhos.
Em Setembro de 2007, seis governantes de Zhejiang realizaram idêntica visita ao concelho e, em Fevereiro deste ano, o Embaixador da República Popular da China em Portugal reforçou as relações institucionais, com a deslocação que efectuou ao concelho de Borba.

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DE BORBA PRESTA CUIDADOS DE SAÚDE À POPULAÇÃO DO CONCELHO

Entregue pela Ministra da Saúde no passado mês de Fevereiro, a Unidade Móvel de Saúde de Borba percorre o concelho prestando cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, na área de influência do Centro de Saúde de Borba. A colocação da viatura no concelho resulta de uma cooperação inter-institucional entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Câmara Municipal de Borba. Apetrechada com os meios técnicos diferenciados, e com os meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, a viatura presta consultas de enfermagem a utentes hipertensos e diabéticos, tratamentos de enfermagem, como pensos, injectáveis, entubações e algaliações, sessões de educação para a saúde sobre diversos temas, como alimentação, apoio a doentes acamados e visitas domiciliárias e respectiva avaliação de condições da população idosa. Futuramente, serão efectuados também rastreios e consultas médicas.
A viatura desloca-se à Nora, Buscanhas, Ribeira, Talisca e Barro Branco, nas Segundas, Quartas e Sextas-feiras de manhã, à Alcaraviça, Aldeia de Sande, Parreira e Orada, nas Segundas, Quartas e Sextas-feiras de tarde, à Nora, São Gregório, Gredeira, Lagoa e Santiago de Rio de Moinhos, nas Terças e Quintas-feiras de manhã.
A Unidade Móvel de Saúde de Borba, ao prestar cuidados de saúde primários junto das populações das freguesias rurais, permite uma maior proximidade destes cuidados com as populações isoladas e distantes, essencialmente idosas, suprimindo as dificuldades de transportes, através de um atendimento mais prático, cómodo e personalizado.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

MUNICÍPIO DE BORBA APOSTA NA EDUCAÇÃO

Na passada Sexta-feira, dia 18 de Abril, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a entrega dos Computadores aos estudantes do Ensino Superior beneficiários da Bolsa de Estudo atribuída pela Câmara Municipal de Borba.
A Câmara Municipal de Borba, em sua reunião ordinária de 13 de Fevereiro de 2008, deliberou atribuir dez bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior residentes no concelho. As bolsas de estudo atribuídas pela autarquia visam apoiar os alunos de menores recursos financeiros no prosseguimento dos seus estudos, desde que obtenham aproveitamento escolar. As bolsas de estudo são referentes ao ano lectivo 2007/2008 e são atribuídas aos alunos que preencham todas as condições do regulamento em vigor na Câmara Municipal de Borba.
De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas em vigor nesta autarquia foram avaliadas as treze candidaturas apresentadas e deliberou-se atribuir bolsas de estudo aos alunos Nídia Cristo, Lúcia Lapão, Ana Casimiro, Vanda Generoso, Mafalda Bacalhau, Cláudia Clérigo, João Espadanal, Cláudia Vicente, Tatiana Mendes e Ricardo Cabaço, que, de acordo com a análise das candidaturas, respeitaram todas as condições do Regulamento em vigor.
Os beneficiários das bolsas de estudo recebem durante dez meses o montante de 75 euros mensais. No primeiro ano lectivo de atribuição do subsídio, os bolseiros podem optar por receber um computador portátil em vez do montante referido. Foi o caso dos bolseiros João Espadanal, Lúcia Lapão e Tatiana Mendes que, no dia 18 de Abril, vieram à Câmara Municipal de Borba para receber o seu computador que, certamente, representará uma útil ferramenta de trabalho.
Um dos papéis mais importantes das autarquias é promover acções que fomentem, na sua área de circunscrição, a educação e o ensino. Tendo em conta as sérias dificuldades com que alguns agregados familiares do concelho se deparam, e que muitas vezes constituem a razão de abandono escolar, a Câmara Municipal de Borba pretende, através da atribuição das bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior, estimular a frequência de cursos superiores, visando a melhoria do tecido económico do Concelho e dotando-o de quadros técnicos superiores, que possam vir a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM BORBA

O 25 de Abril de 1974, também denominado por Revolução dos Cravos, decretou o fim da ditadura do Estado Novo. Levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas, na madrugada do dia 25 os militares tomaram os principais pontos estratégicos da capital, marcando uma viragem na situação política portuguesa. Com a Revolução dos Cravos foram restituídas as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa. A população voltou a poder exprimir a sua opinião sem medo de repreensão.
Passados trinta e quatro anos da institucionalização da democracia em Portugal alcançada a 25 de Abril de 1974, uma data que estabeleceu um novo sentido para a palavra Liberdade em Portugal, o Município de Borba uniu-se a diversas associações e colectividades do concelho para assinalar este acontecimento através da realização de um conjunto de actividades culturais, lúdicas e desportivas, que envolvam a população em geral.
Nesta perspectiva, no próximo Sábado o Município de Borba comemora o 34º. Aniversário do 25 de Abril, tendo sido elaborado um vasto programa cultural e desportivo para enfatizar a importância do 25 de Abril no nosso país, realçando as forças activas do nosso concelho, fazendo com que cada um à sua maneira comemore a Liberdade de acordo com a sua maneira de estar e ver este Direito Universal.
De uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Borba, Junta de Freguesia da Matriz, Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, Junta de Freguesia da Orada, Bombeiros Voluntários de Borba, Guarda Nacional Republicana, Centro Cultural de Borba, Associação Borba Jovem, Associação Dadores Benévolos de Sangue, Centro de Cultura e Desporto da Matriz, Grupo Desportivo Cultural de Rio de Moinhos, S.C. Borbense, Associação Caçadores e Pescadores de Rio de Moinhos, Associação Solidariedade Social – Sol Branco, A.U.R.P.I. de Borba, Moto Clube de Borba, Associação Portuguesa de Deficientes, A.U.R.P.I. de Rio de Moinhos, Grupo de Jovens de Rio de Moinhos, G.R.C. das Festas de S. Tiago de Rio de Moinhos e dos Serviços Sociais do Município de Borba, resultou o seguinte programa:

09:00h - Cerimónia de hastear das bandeiras com a participação da fanfarra e corpo dos Bombeiros Voluntários de Borba (Praça da República), seguida de desfile pelas ruas da vila.
09:00h - 09:30h - Concentração das Associações no Parque Desportivo

10:00h - 13:00h - Início dos Torneios de Futebol 11, de Ténis, de Futsal , de Dominó, de Ténis de Mesa e de Burro, assim como das Provas de velocidade e resistência

10:30h - Arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba - Vila de Borba e sedes de freguesia: Rio de Moinhos e Orada.

11:30h – Inauguração do Monumento em Homenagem ao Trabalhador Rural (Zona Industrial – saída para o Barro Branco e Rio de Moinhos)

15:00h - Sessão Solene comemorativa do 34º aniversário do 25 de Abril no Cine-Teatro de Borba, seguindo-se a exibição do filme: Capitães de Abril (entrada gratuita).

15:00h - 17:00h - Início e/ou continuação dos Torneios de Rugby, de Malha, de Ténis, de Futsal, de Sueca, de Matraquilhos, de Tiro ao Alvo e das Provas de velocidade e resistência

21:00h - Exibição do filme: Capitães de Abril (entrada gratuita), no Cine-Teatro de Borba

As actividades desportivas realizam-se no Parque Desportivo de Borba, onde, ao longo do dia será servido um “beberete-convívio” junto à zona dos campos de jogos. No período da tarde, durante o decorrer das actividades desportivas, os participantes e o público podem desfrutar da animação dos Poetas Populares. Paralelamente a estas actividades, estará patente no Cine-Teatro de Borba uma Exposição alusiva ao 25 de Abril, organizada pelos Serviços Sociais do Município de Borba.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

ASSINADA CANDIDATURA DO PROJECTO “SABORES IBÉRICOS DO SUDOESTE” AO PROGRAMA INTERREG

No dia 14 de Abril, decorreu no Ayuntamiento de Zafra a assinatura da Candidatura do Projecto “Sabores Ibéricos do Sudoeste” ao Programa Interreg - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal - Espanha 2007/2013, da União Europeia, subscrita por todos os parceiros envolvidos na iniciativa. O projecto enquadra-se no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal - Espanha, no sentido em que pretende promover acções conjuntas em prol de melhores condições de desenvolvimento das economias locais, num âmbito territorial circunscrito a duas grandes áreas de cooperação, sendo elas a Área de Cooperação Alentejo – Centro - Extremadura e a Área de Cooperação Alentejo – Andaluzia – Algarve, assumindo assim um carácter de Projecto Pluriregional.
Este projecto, subscrito pelos Ayuntamientos de Zafra, Trujillo, Albuquerque, Cartaya e Punta Umbria, de Espanha, e pelas Câmaras Municipais de Moura, Estremoz, Borba e Tavira, de Portugal, tem como objectivo primordial reforçar a cooperação inter-regional entre os parceiros envolvidos e, consequentemente, entre as diversas regiões, estabelecendo uma rede de trabalho inter-regional entre administrações, instituições, associações e diversos actores de carácter público e privado, que contribua para o desenvolvimento de um novo modelo inter-regional económico, que promova a competitividade das regiões participantes.
A iniciativa pretende contribuir para a promoção gastronómica destas regiões, prevendo a realização de um conjunto de actividades e certames gastronómicos, de modo a dar visibilidade a estas zonas ibéricas, através da promoção da sua gastronomia e dos seus produtos regionais, produtos de excelente qualidade que devem ser preservados e reconhecidos.
Prevê-se que o Projecto “Sabores Ibéricos do Sudoeste” tenha resultados muito positivos a nível transfronteiriço, graças à participação activa de entidades privadas, beneficiárias directas do projecto e de organismos públicos com um papel relevante na valorização dos produtos regionais e no fomento da competitividade das actividades económicas da Euroregião. Além disso, o projecto foi desenvolvido por todos os parceiros, de um lado e do outro da fronteira, dando resposta a uma visão comum do património endógeno, focado principalmente na vertente turística-gastronómica, que rompe com as fronteiras de cada região para alcançar uma perspectiva de cooperação europeia que permite unir esforços em prol da preservação do património comum.
A candidatura, que foi entregue ontem, dia 15 de Abril, em Badajoz (Espanha), é liderada pelo Ayuntamiento da cidade espanhola de Zafra, e tem um custo total de 2.500.000,00 euros. A duração do projecto é de dois anos e, no caso de a candidatura ser aprovada pelo Interreg-Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça, será desenvolvido em 2009 e 2010.

II EDIÇÃO DOS JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES

A II edição dos Jogos da Zona dos Mármores continua a contar com a participação das autarquias de Borba, Alandroal, Estremoz e Sousel.
As actividades inseridas nos Jogos da Zona dos Mármores têm início no próximo dia 4 de Maio, com uma caminhada no concelho de Borba. O percurso desta caminhada estende-se entre Borba e Rio de Moinhos, num total de aproximadamente 11 km, durante o qual os participantes podem desfrutar das paisagens do Miradouro de Nª. Sra. da Vitória, dos Fornos de Cal, de vinhas e pedreiras, entre outras fantásticas vistas de que o nosso concelho dispõe. Nesta actividade, assim como em todas as acções promovidas no âmbito dos Jogos da Zona dos Mármores, conta-se com a participação dos quatro municípios que, ao longo dos próximos meses, irão desenvolver, em conjunto, diversas actividades desportivas, que contemplam Caminhadas, BTT, Cicloturismo, Malha, Sueca, Dominó, Bilhar, Futsal, Futebol de Praia e Jogos Aquáticos.
Os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições e comunidades locais, com o intuito de aumentar o número de pessoas destes municípios a praticar exercício físico, diminuir o nível de sedentarismo dos nossos concidadãos e sensibilizar os diferentes grupos da população para a importância da actividade física com benefícios para a sua saúde e qualidade de vida de todos. Por outro lado, os Jogos da Zona dos Mármores visam aprofundar a cooperação entre as autarquias, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos diferentes municípios e promovendo uma maior integração sócio-cultural entre as populações localizadas nos diferentes concelhos.
Da programação dos Jogos da Zona dos Mármores fazem parte Caminhadas, a realizar em Borba, Alandroal, Sousel e Estremoz, nos dias 4 e 25 de Maio, 7 de Setembro e 26 de Outubro, respectivamente. No dia 11 de Maio decorre a actividade de BTT, no concelho de Borba, com início em frente aos Paços do concelho e fim na Orada, junto ao recinto da 6ª. Feira de Ervas Alimentares.
Além destas iniciativas, estão programados para o concelho de Sousel um Torneio de Futsal e os Jogos Aquáticos, que têm lugar nos dias 15 e 29 de Junho, respectivamente.
No dia 13 de Julho, o concelho de Borba promove o Torneio de Sueca e Dominó.
A actividade que se segue decorre no Alandroal, no dia 3 de Agosto, proporcionando a todos os interessados um Torneio de Futebol de Praia. No dia 24 de Agosto, joga-se Bilhar em Estremoz, e a 14 de Setembro pedala-se no Alandroal, no Cicloturismo. Para Estremoz está ainda agendado o Torneio de Malha, para o dia 12 de Outubro.
O encerramento dos Jogos da Zona dos Mármores está marcado para o dia 26 de Outubro, terminando com a Caminhada a realizar no concelho de Estremoz.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONCURSO BORBA FLORIDA ’08 ARRANCA AMANHÃ

Tendo como objectivos primordiais melhorar a atractividade da vila para quem a visita e para os residentes, promover o gosto dos proprietários pelo arranjo e embelezamento das fachadas e fomentar o interesse dos munícipes pela utilização de flores enquanto elemento decorativo das fachadas, a Câmara Municipal de Borba lança a 5ª. Edição do Concurso Borba Florida.
A entrega de floreiras está aberta a toda a população da vila, contudo, apenas os residentes no Centro Histórico podem concorrer aos primeiros lugares. Ou seja, o concurso, com direito à entrega de prémios, destina-se apenas aos moradores do Centro Histórico, mas todos os habitantes de Borba podem solicitar as floreiras e as flores junto da autarquia para enfeitar as suas janelas e varandas.
A partir de amanhã, até dia 23 de Abril, todos os interessados podem proceder à sua inscrição no concurso Borba Florida. A participação é gratuita e feita através de uma ficha destacável a entregar no Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba, ou através do preenchimento da ficha de inscrição que se encontra para download na página Borba Florida do site da autarquia, em www.cm-borba.pt, que pode ser entregue no Gabinete Verde do município ou enviada por e-mail para o endereço gabineteverde@cm-borba.pt.
As floreiras solicitadas à autarquia serão entregues no final de Abril, acompanhadas de substrato e plantas floridas – Pelargónios, Petúnias e Verbenas – pelo valor simbólico de 3,00€ para os novos concorrentes, com direito a um conjunto composto por floreira com suporte para varandas e janelas, substrato e 3 vasos com flores. Aos participantes de edições anteriores que pretendam voltar a embelezar as suas janelas e fachadas e que disponham de floreiras, serão entregues, gratuitamente, três vasos com flores por cada floreira que pretendam decorar e que tenha estado a concurso na edição anterior.
Os participantes nesta edição do Concurso Borba Florida podem, pela primeira vez, participar com qualquer tipo de flores naturais que pretendam adquirir além das fornecidas pela Câmara Municipal.
Durante o decorrer do concurso, a Comissão de Avaliação fará três visitas às fachadas, entre Maio e Setembro, ao longo das quais vai acompanhando a evolução da floração e a beleza das plantas nas varandas e janelas, de modo a eleger os premiados. A avaliação será efectuada com base nos quatro critérios definidos - Evolução/manutenção da floração; Enquadramento; Conjugação de espécies e coloridos e Aspecto fitossanitário – sendo cada um avaliado numa escala numérica de 1 a 5, e tendo cada critério a ponderação de 25%.
À semelhança das edições anteriores, no final da avaliação do Concurso, será realizada uma exposição com fotografias de todas as varandas a concurso, no Celeiro da Cultura. Esta decorrerá entre 3 e 12 de Outubro, sendo inaugurada com a cerimónia de entrega dos prémios.

CONSERVATÓRIA E CARTÓRIO NOTARIAL DE BORBA TÊM NOVAS INSTALAÇÕES

As novas instalações da Conservatória do Registo Civil e Predial e Cartório Notarial de Borba foram inauguradas esta Segunda-feira, dia 07 de Abril, pelo Secretário de Estado da Justiça, Dr. João Tiago Silveira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Borba, Dr. Ângelo de Sá.
O novo edifício, situado junto ao Mercado Municipal de Borba, permite a melhoria dos serviços prestados à população, com maior funcionalidade e comodidade, numa zona de fácil acesso e estacionamento. Esta inauguração é o culminar de um longo processo que se arrastou durante vários anos, com avanços e recuos, nomeadamente ao nível da estrutura do edifício, e que só o bom entendimento entre a autarquia e a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado permitiu o avanço final da obra em 2004.
Na cerimónia de inauguração, o Secretário de Estado da Justiça anunciou o arranque de dois novos projectos que irão funcionar no novo equipamento, Casa Pronta e o Documento Único Automóvel (DUA). O projecto Casa Pronta será disponibilizado a partir de Julho, permitindo realizar num único balcão todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos), como pagar impostos, celebrar o contrato de compra e venda, realizar todos os registos, pedir a isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), pedir a alteração de morada fiscal, entre outros serviços. O projecto DUA, que arrancará em Dezembro, é uma iniciativa de modernização administrativa dos serviços relativos ao automóvel, que se traduz na criação de balcões e serviços únicos de atendimento e na fusão da informação do livrete e do título de registo de propriedade num só documento, o Certificado de Matrícula. Com a implementação deste projecto, a Conservatória do Registo de Borba vai passar a ter acesso à informação constante na base de dados do registo de automóveis, o que irá permitir tratar no próprio local os pedidos que recebe, sem ter de os enviar para outra Conservatória para análise, diminuindo o prazo de recepção do certificado de matrícula na morada do cidadão dos cerca de 6 dias actuais para cerca de 3 dias.

MUNICÍPIO DE BORBA ALIA-SE À AMI NA RECOLHA DE ÓLEOS USADOS

A Câmara Municipal de Borba juntou-se à Fundação AMI – Assistência Médica Internacional na campanha de recolha de óleos alimentares usados, cujo destino será o seu aproveitamento para produção de Biodiesel. Através deste projecto, a autarquia vai tentar sensibilizar os proprietários da restauração e hotelaria, de modo a que restaurantes, unidades hoteleiras e cantinas escolares se envolvam na iniciativa, enviando os óleos utilizados na sua actividade para valorização. As entidades aderentes vão receber recipientes para armazenamento dos óleos que serão posteriormente recolhidos por uma empresa licenciada que fará o seu devido encaminhamento.
Esta acção surge com o intuito de aproveitar estes óleos que, na sua maioria provenientes da fritura de alimentos, são normalmente e indevidamente, despejados no sistema de esgotos. Este procedimento, além de ilegal, não é de forma alguma adequada, uma vez que acarreta diversas implicações negativas, quer ao nível da obstrução, entupimento e corrosão das canalizações, quer ao nível do próprio sistema de funcionamento das ETAR’s.
Actualmente, estes óleos têm vindo a ser utilizados como fonte de produção de Biodiesel, sendo esta apontada como a melhor solução para a valorização deste resíduo. O Biodiesel, um combustível com origem em fontes renováveis de energia, tem composição física e química semelhante ao gasóleo e apresenta diversas vantagens, entre as quais se destaca a sua produção com recurso a fontes de energia nacionais, contribuindo assim para a redução da dependência energética do país face a derivados de combustíveis fósseis. Além disso, destaca-se também o facto de ser biodegradável, de permitir a recuperação de resíduos, de não ser tóxico, de contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e do custo das taxas de emissão de CO2, sendo praticamente nulo em termos de ciclo de carbono.
Além de todas as vantagens inerentes à recolha dos óleos utilizados, a AMI receberá um donativo por cada litro de óleo enviado para reciclagem e o estabelecimento aderente receberá um recibo comprovativo dedutível para efeitos de IRS ao abrigo da Lei do Mecenato.
Para se inscreverem neste projecto basta contactar a AMI, através do telefone 800 299 300, ou dirigir-se ao Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba, onde lhe será facultada a ficha de inscrição, assim como todas as informações pretendidas acerca deste assunto.
Paralelamente a esta campanha, e também em colaboração com a AMI, a Câmara Municipal de Borba continua a proceder à recolha de tinteiros, toners e telemóveis para posterior envio para reciclagem, sendo entregue à AMI, sob forma de donativo, o valor correspondente à quantidade enviada.

terça-feira, 8 de abril de 2008

CENTRO DE TEATRO TRADICIONAL DO ALENTEJO SERÁ EM BORBA

No passado Sábado, decorreu no Cine-Teatro de Borba o Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, promovido pela Câmara Municipal de Borba e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Projecto para a Promoção do Património Cultural Imaterial do Alentejo.
Durante o decorrer do Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo” tiveram especial destaque os Bonecos de Santo Aleixo que, desde 1996, são objecto de estudo na Universidade de Évora. Os Bonecos de Santo Aleixo encontravam-se em risco de desaparecer, não fosse o Centro Dramático de Évora – CENDREV - ocupar-se de assegurar a sua apresentação regular ao público local, regional, nacional e internacional, desde 1980. Por outro lado, foi realçado o valor do espólio de Azinhal Abelho - adquirido pela autarquia de Borba -, a quem se deve o facto de hoje termos em nossa posse a colecção dos Bonecos da Orada, adquirida em 1973, por intermédio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Este colóquio culminou com a assinatura do Protocolo de Colaboração a desenvolver na área do Teatro Tradicional, no âmbito do "Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo", em que a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito das suas atribuições, surge como instituição promotora, enquanto o Município de Borba, como parceiro, desenvolverá um projecto próprio, dedicado ao estudo e salvaguarda do Teatro Tradicional do Alentejo, a implantar na área deste concelho. Este Protocolo prevê que ambas as Instituições se comprometam a desenvolver acções no âmbito das Artes do Espectáculo, com particular incidência no teatro tradicional, nomeadamente, realizar encontros de carácter científico, espectáculos e edições.
No âmbito do Projecto do Património Imaterial, que está a ser desenvolvido pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo em articulação com diversas instituições e autarquias, o município de Borba foi identificado para acolher o pólo dedicado à área do Teatro Tradicional do Alentejo pelo facto de as duas colecções dos Bonecos de Santo Aleixo ainda existentes serem oriundas do concelho, assim como por esta autarquia ter na sua posse o espólio do estudioso Azinhal Abelho, considerado fundamental para o conhecimento do Teatro Tradicional na região e no país.
Para o desenvolvimento do projecto, o Município de Borba vai disponibilizar as instalações do Celeiro da Cultura, onde, futuramente, ficará instalado o Centro de Teatro Popular do Alentejo.

terça-feira, 1 de abril de 2008

“TEATRO TRADICIONAL DO ALENTEJO” APRESENTADO EM BORBA

No próximo dia 5 de Abril, pelas 14.30h, o Cine-Teatro de Borba acolhe o Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, promovido pela Câmara Municipal de Borba e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
O Colóquio tem a Sessão de Abertura agendada para as 14.30h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, e do Director Regional de Cultura do Alentejo, José Nascimento. Trinta minutos mais tarde, terá lugar a prelecção de José Russo, actor da CENDREV.
Às 15.30h, Christine Zurbach e José Alberto Ferreira, do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora, apresentam o painel “Investigar um objecto do Património: Os Bonecos de Santo Aleixo no Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora”.
Pelas 16.15h será abordado o tema “As Brincas de Évora como caso de teatralidade popular e o seu contributo para o desenvolvimento das comunidades”, por Isabel Bezelga, da Universidade de Évora.
Às 16.45h, Ana Martelo, fala acerca de “Azinhal Abelho… Um filho da «TERRA»”. Seguidamente, Paulo Lima, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, apresenta a sua dissertação sobre “O Teatro Tradicional do Alentejo no âmbito do projecto para a Promoção do Património Imaterial do Alentejo da DRCALEN: Inventário e Salvaguarda”.
Em jeito de finalização do Colóquio “Teatro Tradicional do Alentejo”, será assinado o Protocolo de Colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Borba para o desenvolvimento do Projecto para a Promoção do Património Cultural Imaterial do Alentejo no âmbito do Teatro Tradicional do Alentejo. Este Protocolo, aprovado por unanimidade em Reunião de Câmara no dia 27 de Março – Dia Mundial do Teatro -, estabelece a forma de colaboração entre as duas instituições relativamente ao desenvolvimento do Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo, sendo que a primeira, no âmbito das suas atribuições, se constitui o promotor do Projecto e o Município de Borba, enquanto parceiro, desenvolverá um projecto próprio, dedicado ao estudo e salvaguarda do Teatro Tradicional do Alentejo, a implantar na área deste município. Este Protocolo prevê que ambas as Instituições se comprometam a desenvolver acções no âmbito das Artes do Espectáculo, com particular incidência no teatro tradicional, nomeadamente, realizar encontros de carácter científico, espectáculos e edições.